Foi fil­ma­do em 4K Ultra HD, um for­ma­to com o dobro da reso­lu­ção do 1080p HDTV. A BBC usou as últi­mas tec­no­lo­gi­as em esta­bi­li­za­do­res de ima­gem em câma­ras mon­ta­das em dro­nes capa­zes de nos levar a síti­os onde nenhum heli­cóp­te­ro con­se­gui­ria.

Sensores ati­vam as câma­ras quan­do é dete­ta­da a pre­sen­ça de ani­mais, o que per­mi­te fil­mar até os mais esgui­os em gran­de pro­xi­mi­da­de. A BBC garan­te que será um docu­men­tá­rio de refe­rên­cia para os pró­xi­mos anos. «Planet Earth II» é o suces­sor do acla­ma­do «Planet Earth», lan­ça­do em 2006, e tem de estar à altu­ra. E esta­rá.

A BBC pro­duz o docu­men­tá­rio em con­jun­to com a BBC America, a ale­mã ZDF e a France Télévision. Os «avan­ços da tec­no­lo­gia» — afir­ma Charlotte Moore, o res­pon­sá­vel pela pro­gra­ma­ção da esta­ção — «per­mi­tem ago­ra reve­lar his­tó­ri­as sobre o mun­do natu­ral que não tinham sido pos­sí­veis fil­mar até ago­ra.»

De olho num dos grandes documentários da década

Planet Earth II

O docu­men­tá­rio levou mais de três anos a ser pro­du­zi­do. Tem um total de seis epi­só­di­os e come­ça a ser exi­bi­do este ano, embo­ra não haja ain­da uma data espe­cí­fi­ca. Tal como o ante­ces­sor, tam­bém esta segun­da ver­são será apre­sen­ta­da por Sir David Attenborough.

Attenborough tem ago­ra a res­pei­tá­vel ida­de de 89 anos, mas a sua ener­gia e entu­si­as­mo con­ti­nu­am a ser a de um jovem de 20. É um pra­zer vê-​lo no meu ecrã. Aliás, a sua pre­sen­ça basta-​me para saber se um docu­men­tá­rio sobre a Natureza tem ou não qua­li­da­de. Este, em espe­ci­al, será com cer­te­za um dos melho­res e um dig­no her­dei­ro do fabu­lo­so «Planet Earth».

E tenho aqui um trai­ler que não me dei­xa men­tir. Vejam-​no e maravilhem-​se.

Marco Santos

­Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Legendas @LegDivx. Pai em todo o lado. Queres contactar-me?