Foram neces­sá­ri­os mui­tos anos de comen­tá­ri­os no YouTube até alguém descobrir-​lhes a ver­da­dei­ra fina­li­da­de.

Como dizem os fãs, foram pre­ci­sos todos estes anos para per­ce­ber­mos que esse sis­te­ma de comen­tá­ri­os foi inven­ta­do só para dar ori­gem aos víde­os que se seguem.

Quem se lem­brou do con­cei­to foi um dos meninos-​prodígio da Internet, o inglês Adrian Bliss, que pro­du­ziu para uma tru­pe cómi­ca – os Dead Parrot, refe­rên­cia à rábu­la dos Monty Python – uma série a que cha­mou YouTube Comment Reconstructions.

Mas isto é o pre­sen­te. Adrian Bliss e dois outros cúm­pli­ces, estu­dan­tes como ele, fun­da­ram uma empre­sa – BuyACredit – atra­vés da qual todos podem com­prar cré­di­tos para um fil­me que os três pre­ten­dem rea­li­zar, Clovis Dardentor, «base­a­do num livro esque­ci­do de Julio Verne.»

O talen­to des­tes miú­dos atraiu apoi­os de peso: alguns deram dinhei­ro, como o len­dá­rio ator e come­di­an­te bri­tâ­ni­co Stephen Fry, outros acei­ta­ram dar a cara e pro­mo­ver na Internet este fil­me ain­da por fazer: Jude Law, Jeremy Irons, Whoopi Goldberg e Rowan Atkinson, entre outros. Um pro­du­tor já os con­tac­tou para finan­ci­ar um rea­lity show onde se con­tam as peri­pé­ci­as que os três pas­sa­ram para anga­ri­ar apoi­os para o fil­me - Stephen Fry já se com­pro­me­teu a fazer uma per­ni­nha. E é pos­sí­vel que Jude Law tam­bém ali­nhe.

Mas isto é o futu­ro. Por ago­ra, e como demons­tra­ção do bri­lhan­tis­mo e cri­a­ti­vi­da­de de Adrian Bliss, eis dois exem­plos da ori­gi­na­li­da­de de YouTube Comment Reconstructions: peque­nas cenas fil­ma­das à manei­ra de um film noir e cujos diá­lo­gos entre os dois per­so­na­gens são tira­dos, pala­vra por pala­vra, fra­se por fra­se, das dis­cus­sões mais esta­pa­fúr­di­as e insa­nas e ridí­cu­las que acon­te­cem na zona de comen­tá­ri­os do YouTube.

Podem ima­gi­nar recons­ti­tui­ções dra­má­ti­cas a par­tir de zan­gas e con­fli­tos no YouTube?

Ver ato­res des­co­nhe­ci­dos – mas expe­ri­en­tes e tipi­ca­men­te bri­tâ­ni­cos – dar vida a diá­lo­gos entre uma fã de Bieber e outra de One Direction, um game­fre­ak da Xbox e outro da PlaySation, um troll e uma ado­ra­do­ra de gati­nhos, por exem­plo, é uma ideia geni­al para expor a depri­men­te malu­qui­ce, igno­rân­cia ou ima­tu­ri­da­de de algu­mas des­sas pes­so­as, e devolver-​nos o riso que tan­to mere­ce­mos.

Duvidam? Então car­re­guem no play:

Brian Eno

Nelson Mandela

Este é o sítio da BuyACredit, onde pode­rão saber tudo sobre o pro­je­to Clovis Dardentor; e aqui está o canal Dead Parrot, com todos os res­tan­tes víde­os des­ta série – cin­co, até ago­ra, com um sex­to já pron­to para sair.

Marco Santos

­ Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Legendas @LegDivx. Pai em todo o lado. Queres contactar-me?