A Estação Espacial Internacional (ISS, Internacional Space Station) é um labo­ra­tó­rio espa­ci­al, fru­to do esfor­ço con­jun­to de vári­as agên­ci­as: NASA, a Agência Espacial Canadiana, a Agência Espacial Europeia, a Agência Espacial Federal Russa e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.

A ISS come­çou a ser mon­ta­da em 1998 e ficou com­ple­ta em 2011. Orbita a Terra uma velo­ci­da­de média de 27 mil qui­ló­me­tros por hora.

As foto­gra­fi­as nes­te arti­go – todas mos­tran­do a Península Ibérica, Portugal con­ti­nen­tal ou, numa delas, a ilha da Madeira – foram tira­das a alti­tu­des entre os 340 e os 353 qui­ló­me­tros.

Nesta pági­na do ArcGIS – pla­ta­for­ma de cri­a­ção de mapas vir­tu­ais – é pos­sí­vel ver todas as fotos tira­das ao pla­ne­ta entre maio e novem­bro des­te ano, mas a sele­ção que se segue con­tém fotos mais anti­gas. Portugal vis­to do Espaço é um país mui­to dife­ren­te…

Portugal visto do Espaço

Portugal vis­to de Norte para Sul a 15 de junho des­te ano. (cli­car em todas as fotos para ver em alta reso­lu­ção)

Portugal visto do Espaço

A Península Ibérica e Portugal qua­se todo cober­to de nuvens, 20 de junho.

Portugal visto do Espaço

A mes­ma vis­ta, a 12 de junho.

Portugal visto do Espaço

A ilha da Madeira foto­gra­fa­da a 28 de agos­to des­te ano pelo astro­nau­ta ale­mão Alexander Gerst.

Portugal visto do Espaço

O Estreito de Gibraltar, o Mar Mediterrâneo e, à esquer­da, o sul da Península Ibérica numa foto tira­da pelo astro­nau­ta norte-​americano Reid Wiseman.

Portugal visto do Espaço

Lisboa a 1 de setem­bro.

Portugal visto do Espaço

Porto e Vila Nova de Gaia à noi­te. Esta ima­gem foi uti­li­za­da no pri­mei­ro epi­só­dio da série «Cosmos».

Portugal visto do Espaço

Visão notur­na da Península Ibérica.

A Terra em direto

A NASA não se limi­ta a dis­po­ni­bi­li­zar fotos em alta reso­lu­ção do nos­so pla­ne­ta vis­ta do Espaço. Um pro­je­to cha­ma­do «ISS HD Earth Viewing Experiment» trans­mi­te ima­gens da Terra 24 horas por dia atra­vés de qua­tro câma­ras de alta defi­ni­ção mon­ta­das na Estação Espacial Internacional. A trans­mis­são pode ser facil­men­te incor­po­ra­da em qual­quer pági­na.

Imaginem (num futu­ro infe­liz­men­te dis­tan­te) este tipo de expe­ri­ên­cia repe­ti­do em outros pla­ne­tas do Sistema Solar: câma­ras de alta defi­ni­ção para poder­mos ver os gei­ser em Encélado, lua de Saturno; o pró­prio Saturno e os seus anéis; a man­cha ver­me­lha de Júpiter; a super­fí­cie da lua Europa; os lagos de meta­no em Titã, se pudés­se­mos lá mon­tar uma peque­na esta­ção de obser­va­ção. Sonhos de fic­ção cien­tí­fi­ca!

Marco Santos

­ Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Legendas @LegDivx. Pai em todo o lado. Queres contactar-me?