O rea­li­za­dor Kris Merc gos­ta de mis­tu­rar magia e rea­li­da­de com o delei­te de um che­fe de cozi­nha, mas não pro­cu­ra sabo­res ado­ci­ca­dos nem dei­xa cozi­nhar os ingre­di­en­tes duran­te mui­to tem­po.

As visões que ofe­re­ce são cru­as, diver­ti­das, amar­gas, iden­ti­fi­can­do sem sub­ter­fú­gi­os os exces­sos e idi­os­sin­cra­si­as das soci­e­da­des moder­nas, como no tra­ba­lho que fez este ano para o tema «To My Surprise», dos vete­ra­nos James.

Nos seus tele­dis­cos nota-​se a influên­cia do esti­lo ani­me, da arte pro­pa­gan­dís­ti­ca que se fazia nos Estados Unidos duran­te a II Guerra Mundial para demo­ni­zar os japo­ne­ses, dos graf­fi­ti que se vêm hoje nas ruas e, segun­do admi­te o pró­prio, dos murais pin­ta­dos por Diego Rivera.

É um gran­de cri­a­dor de tele­dis­cos — e só pos­so ima­gi­nar como teria sido espe­ta­cu­lar colo­car o talen­to de Kris Merc ao ser­vi­ço dos Radiohead de «OK Computer», dos Morphine, dos Soul Coughing, até dos Pink Floyd nos tem­pos em que se dei­xa­ram cer­car pelos muros de Roger Waters.

Seguem-​se dois exem­plos per­fei­tos de como mui­tas vezes um tele­dis­co é mui­to mais inte­res­san­te e ori­gi­nal e cri­a­ti­vo do que a músi­ca que pro­cu­ra pro­mo­ver.

To My Surprise, James

To My Surprise, James

O sin­gle lan­ça­do em novem­bro do ano pas­sa­do pelos James — «To My Surprise», par­te do 14º álbum des­ta ban­da de Manchester — não me diz mui­to em ter­mos musi­cais, mas deu ori­gem a um gran­de tele­dis­co ou, nas pala­vras do pró­prio Kris Merc, «um ins­tan­tâ­neo dos tem­pos moder­nos».

Mojo Thunder, The Peach Kings

Mojo Thunder, The Peach Kings

O vídeo para o tema do duo The Peach Kings, fei­to a mei­as com outro gran­de artis­ta, Benjy Brooke, é pro­du­zi­do tam­bém pelo estú­dio inter­na­ci­o­nal de que Merc faz par­te — Not To Scale, pro­du­to­ra inter­na­ci­o­nal de fil­me e ani­ma­ção pre­sen­te em Londres, Nova Iorque e Amesterdão. É um tele­dis­co pin­ta­do à mão.

Marco Santos

­Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Legendas @LegDivx. Pai em todo o lado. Queres contactar-me?