O documentário «Planet Earth II», da BBC, estreou anteontem. Já vi o primeiro episódio. «Islands» é tudo o que eu esperava que fosse: magnífico, cinematograficamente belo, empolgante, tecnicamente perfeito.

Tenho aqui um segmento de dois minutos deste episódio. Vejam-no e perceberão que não exagero quando digo que «Planet Earth II» entrará para a história como um dos melhores documentários sobre Natureza alguma vez produzidos. Talvez o melhor. Que digno sucessor de «Planet Earth».

Cobras versus iguanas

Cobras Versus Iguanas

«Planet Earth II» foi filmado em 4K Ultra HD, um formato com o dobro da resolução do 1080p HDTV. A BBC usou as últimas tecnologias em estabilizadores de imagem em câmaras montadas em drones capazes de nos levar a sítios onde nenhum helicóptero conseguiria.

Sensores ativam as câmaras quando é detetada a presença de animais, o que permite filmar até os mais esguios em grande proximidade. A BBC garante desde o início que este será um documentário de referência para os próximos anos. Se continuar assim, será mesmo. E é apresentado pelo senhor David Attenborough, um respeitável aventureiro de 89 anos.

Marco Santos

­ Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Pai em todo o lado. Queres dizer-me alguma coisa?