Obrigado pelo teu interesse. Não sei se descobriste o blogue recentemente ou fazes parte da velha guarda, mas o Bitaites já teve várias fases, várias versões, diferentes bases de dados.

A última e definitiva versão é a atual, a transformação progressiva de blogue em bloguezine.

Bloguezine é um bom neologismo para definir um projeto que é simultaneamente blogue e magazine: trata dos mesmos assuntos que qualquer revista – na medida do possível, com a mesma qualidade de escrita – e retém o estilo pessoal e espontâneo típico dos blogues, sem medo de adjetivos ou da primeira pessoa do singular.

O objetivo do blogue é escrever como se o autor estivesse numa esplanada e o amigo que o acompanha fosse o leitor: tanto pode estar a conversar de forma espontânea, a ler-lhe qualquer coisa de que gostou bastante, a partilhar descobertas científicas, como a chateá-lo porque tem de conhecer esta série, aquele filme ou um determinado músico.

4 pré-requisitos para fazeres parte da pandilha

Se queres mesmo colaborar, então passo a informar-te sobre o que procuramos fazer aqui.

Bitaites

1

Tentamos que o nosso português seja irrepreensível e faça justiça à beleza da língua portuguesa, de Portugal ou de qualquer outro país lusófono. Isto é muito importante para nós. Se enviares um email com erros de português clamorosos, esquece. Não estamos interessados e nem sequer me darei ao trabalho de responder.

2

A comunicação e a partilha são as nossas prioridades, não os nossos egos. O Bitaites não é e nunca será um diário, não serve para falar da nossa vida pessoal. Podemos mencioná-la quando o artigo justificar a partilha de experiências, mas devemos sempre manter o foco em quem lê. Se queres falar exclusivamente sobre ti, esquece. Não estamos interessados.

3

Os temas sobre os quais te interessa escrever devem ser compatíveis com os interesses deste blogue: Música, Cinema, Literatura, Vídeo, Televisão, Fotografia, Jornalismo, Ciência, Filosofia, Internet, Design e Tecnologia são áreas sobre as quais gostamos de escrever. Se queres escrever sobre politiquice, tricas do futebol ou pipocas da moda, esquece. Não estamos interessados.

4

A tua colaboração não é paga, é voluntária. Dito de outra forma: recebes tanto como eu, o fundador do Bitaites, mas tens a vantagem de não pagar despesas. Não rentabilizamos o blogue porque as ofertas publicitárias que recebemos não têm qualidade ou são demasiado intrusivas. Se queres ganhar dinheiro a escrever um blogue, esquece. Só escrevemos por amor à camisola.


Escrever aqui porquê?

Se escreves muito bem e tens excelentes artigos para partilhar com o mundo, provavelmente poderás já ter lançado o teu próprio blogue. Ainda bem! Uma boa razão para querer colaborar aqui é por o Bitaites ser uma excelente forma de promoveres o teu.

Por exemplo, alguns dos meus textos na área da ciência são publicados no AstroPT, um blogue escrito por cientistas, e de vez em quando também lhes «roubo» alguns para publicar aqui.

Embora a minha motivação não fosse a auto-promoção mas o orgulho de ser um leigo a colaborar com cientistas, a verdade é que leitores de qualidade conheceram o Bitaites por causa dos meus artigos no AstroPT, e vice-versa.

Podes desejar escrever regularmente sem a pressão de ter de atualizar só porque sim; podes querer escrever mas não desejas comprometer-te a manter um blogue sozinho; podes querer colaborar por gostares do estilo do Bitaites e considerares a ideia atrativa.

Todas estas são boas razões para colaborar, mas quero saber quais são as tuas.

Se desejas colaborar com o Bitaites e queres ser lido por milhares de leitores de qualidade, então força, este formulário é para ti.

 

Atualização Das cinquenta pessoas que até agora — fevereiro de 2016 — contactaram o Bitaites interessadas em contribuir, 49 não chegaram a enviar nada. Não me surpreende: pensar em escrever é tremendamente fácil, difícil é mesmo escrever…