→ 23/01/2011 @18:35

Pronto, está bem, o Facebook

Eu não tinha muita vontade, mas razões de força maior levaram-me a abrir conta (outra vez) no Facebook. E a inserir o botãozinho do Like nos posts individuais.

Os que acompanham o blogue conhecem bem o entusiasmo que eu tenho por redes sociais, mas o meu guru – e conhecido especialista em percepção adsensorial – disse-me que o Facebook é importante para marcar presença e gerar tráfego para o blogue.

Eu compreendo e aceito: mais vale ter Facebook e promover o blogue do que fazer concessões em termos de conteúdo.

Dado que toda a gente aqui em casa já tem a sua continha no Facebook, deixo de ser o único esquisito da família que só usa aquela coisa de 140 caracteres.

O Facebook também pode ser uma forma mais simples e directa de me contactarem, pois o meu email anda sobre-lotado e, por vezes, dá barraca. Sendo assim, o link.

29 comentários

  • 1
    com Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows 7 Windows 7
    23 de Janeiro de 2011 - 18:55 | Link permamente

    vale mais criares uma página de fãs, facilmente chegas aos 5 mil amigos

    • 2
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      23 de Janeiro de 2011 - 18:58 | Link permamente

      Hum… Assim está bem. Página de fãs até parece que me estou a armar. :-)

      • 3
        com Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows 7 Windows 7
        23 de Janeiro de 2011 - 18:59 | Link permamente

        ya tens razão, mas o limite de amigos facilmente será atingido ;)

      • 4
        com Google Chrome 8.0.552.237 Google Chrome 8.0.552.237 em Mac OS X 10.6.6 Mac OS X 10.6.6
        24 de Janeiro de 2011 - 00:05 | Link permamente

        Marco, a sugestão de criares uma página directamente no Facebook pode ser interessante para gerares mais tráfego e trazeres, indirectamente, outros leitores para o blog. E o que escreveste sobre estares a “armar-te” com uma “página de fãs” é uma coisa que, na minha opinião, já não se coloca hoje em dia. Porquê? Porque antigamente as páginas tinham lá o botãozinho para te “tornares fã”, tal como referiste, mas, actualmente, o tal botão diz apenas “gosto”. Ou seja, é apenas mais uma forma, mais um canal, para, quem quiser, seguir a tua escrita. No fundo, não é muito diferente de seguir os artigos pelo Google Reader. Aliás, a forma mais simples de alimentares o canal é mesmo essa: usares uma aplicação como o RSS Graffiti (entre outras) para afixares, automaticamente, o título do post e um pequeno excerto. Quem quiser ler o conteúdo, segue essa publicação e vem parar directamente… aqui. É a forma como eu utilizo o Facebook. Anyway, é apenas uma sugestão. Ab! — Miguel

  • 5
    com Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows 7 Windows 7
    23 de Janeiro de 2011 - 20:32 | Link permamente

    Tal como tu, também eu ofereci resistência à criação de uma página no livro das caras. Não sou muito dado a isso. Mas, num 25 de Dezembro especialmente entediante, lá decidi criar uma página. Sou picuinhas nessas merdas. O meu rico focinho não tem ordem de ser exibido (pelo menos na minha página, pois não controlo as fotos que os outros decidem expor).

    Mas também te digo que só o facto de ter encontrado antigos colegas de turma de há muitos anos, valeu a pena. É uma ferramenta gira, até. Mas não para ser usada como sala de estar, como muitos insistem em fazer…

    Mas isso já é outra história. ;)

    Um abraço

    • 6
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      23 de Janeiro de 2011 - 20:54 | Link permamente

      É uma ferramenta gira, até. Mas não para ser usada como sala de estar, como muitos insistem em fazer…

      Pois. Se eu agora ficasse “viciado” naquilo acabava-se o blogue. Acho que é uma ferramenta gira, sim, agora que escrevi este post apercebo-me que é uma forma mais imediata e fácil de conhecer um bocadinho melhor os leitores do Bitaites. Por isso vale a pena.

      Mas quanto ao resto, para mim não há nada que supere o prazer de manter um blogue ;)

  • 7
    Pedro
    com Chromium 10.0.642.2 Chromium 10.0.642.2 em Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04
    23 de Janeiro de 2011 - 20:42 | Link permamente

    Pois é Marco, parece que cedeste ao lado negro da força. :wink:
    Comigo aconteceu a mesma coisa. (agora queria colocar aqui a respiração do Darth Vader, mas não dá.)
    O facto de de teres um perfil no facebook, aka fuças, não te obriga a perder muito tempo com a “Rede Social”. Usa e abusa (deixa que abusem) do botão “I like”, que muitos dos que virem esses “likes” pelo facebook fora acabarão por vir fazer uma visita a Bitaites.

    Estive a olhar para o teu perfil no fuças e pensei, quero que este gajo seja meu amigo! Não, não te enviei um pedido de “amizade”, por conhecer (ter lido) muito do que pensas sobre as redes sociais, e por na realidade me rever no que já escreveste sobre o tema. Não escondo que a tentação foi grande, mas tu já és como aquele grande amigo com quem vamos beber um copo conversar de vez em quando, com a vantagem de o podermos fazer quase todos os dias.

    Abraço

    PS: Não garanto que não te envie o pedido de amizade, aquilo é como a droga, fazemos milhares de clics sem saber bem o que fazemos…

    • 8
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      23 de Janeiro de 2011 - 20:44 | Link permamente

      Estás à vontade, envia esse pedido :)

  • 9
    rd
    com Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Mac OS X Mach-O Mac OS X Mach-O
    23 de Janeiro de 2011 - 21:21 | Link permamente

    I LIKE!!!!!

  • 10
    rui pires
    com Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows 7 Windows 7
    23 de Janeiro de 2011 - 21:37 | Link permamente

    Uma concessão necessária ou um passo no sentido da banalização? Deixo aqui a minha pergunta.

    Parabéns pelo blog, sou leitor assíduo e um ouvinte ávido da emissão habitual :-)

    • 11
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      23 de Janeiro de 2011 - 21:41 | Link permamente

      Rui, não te preocupes. Qualquer concessão que não afecte o conteúdo do blogue para mim nem chega a ser concessão, é só uma opção mais pessoal.
      Mas eu acho a tua pergunta pertinente: de que forma, na tua opinião, o Facebook poderia banalizar o blogue?

      E muito obrigado! Adoro saber que um leitor “consome” estas emissões.

      • 12
        Pedro
        com Opera 11.00 Opera 11.00 em Windows XP Windows XP
        24 de Janeiro de 2011 - 00:51 | Link permamente

        Mas eu acho a tua pergunta pertinente: de que forma, na tua opinião, o Facebook poderia banalizar o blogue?

        Talvez na medida em que muitas respostas e conversas sobre um artigo teu poderiam ficar diluídas entre este blog e o Facebook. Mas isso também depende da fidelidade dos teus leitores a este blog, e sobre isso acho que podes ficar descansado. Mas para comentários pequenos não descures o poder do FB.

        Já agora, há dias fiz “like” a um post teu, aquele com o Sol em grande plano e a ISS/TIE Fighter num cantinho dele, mas no Facebook em vez de aparecer uma miniatura dessa imagem, apareceu uma das microfotos que tens sempre no rodapé do teu blog, a 4ª a contar da esquerda. Não dá para mudar isso? Se calhar vai aparecer essa sempre que alguém “gostar” de um artigo teu.

  • 13
    com Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows XP Windows XP
    23 de Janeiro de 2011 - 23:04 | Link permamente

    Olá !

    Eu faço parte dos 30% de Franceses que não têm conta no facebook.

    Não vou dissertar !

    Rede Social ou Facebook ?

    Oralidade ou escrita ?

    A única rede virtual social que hoje existe é o celular. Isto num primeiro plano.

    Num segundo plano é o facebook que funciona como um complemento do celular.

    Estamos no plano da oralidade ( ou escrita fonética / o que não é forçosamente negativo ).

    O mundo dos sites e blogs pede já uma outra dimensão. O mundo da escrita elaborada.

    E não me parece que este último seja um prolongamento da escrita fonética ou minimal.

    Mas posso estar completamente enganado.

    Nuno

  • 14
    com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
    23 de Janeiro de 2011 - 23:17 | Link permamente

    Nuno, não é, realmente. Um blogue é um blogue, exige mais tempo e dedicação (e resistência, e gosto pela escrita). O Facebook é apenas um sistema de ligação entre as pessoas e o blogue, ou entre mim e as pessoas que frequentam o blogue, se quiseres.
    Já os amigos encontram-se pessoalmente.

  • 15
    com Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows XP Windows XP
    23 de Janeiro de 2011 - 23:47 | Link permamente

    Marco,

    O que escrevi, acima, é uma consideração teórica.

    É claro que os amigos se encontram pessoalmente. Se passares por estas terras frias e húmidas da Normandie,mas muito belas tens o meu e-mail. É só escrever.

    Continuo a pensar que o Facebook não é mais que um prolongamento dum celular “anónimo”, na medida em que é a sensação dum estado muito passageiro. Não acredito que a curto prazo a banalização ( no bom sentido da expressão) dum texto, tese, blog, etc seja viável via Facebook.

    Facebook é o instrumento de adolescentes.

    Mas é também verdade que não vivemos na mesma sociedade ( viva a net que nos dá a possibilidade de comunicar ) e que, talvez por isso, a visão especifica a cada um permita questionamento diferente.

    Nuno

  • 16
    Pedro
    com Opera 11.00 Opera 11.00 em Windows XP Windows XP
    23 de Janeiro de 2011 - 23:52 | Link permamente

    Boa, acabaste de me adicionar :D thanks

    • 17
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      23 de Janeiro de 2011 - 23:54 | Link permamente

      Adiciono todos os leitores do blogue. Faço questão :)

  • 18
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows Vista Windows Vista
    24 de Janeiro de 2011 - 00:07 | Link permamente

    Também tenho uma relacao de amor e ódio com o Facebook. Ele por um lado ajuda-me a promover o meu blog mas por outro odeio o egocentrismo que vejo no meu news feed.

    Aconselho-te a fazer uma página oficial para o Bitaites, assim nao terás que adicionar 400 novos amigos todos os dias e poderás puxar automaticamente os teus posts do twitter e do blog para o Facebook, além do que um perfil nornal tem um máximo de só 5,000 amigos (coisa pouca) por isso corres o risco de deixar de lado alguns leitores a longo prazo….

    Abraco e adoro o teu blog
    angie lopes

    P.s: desculpa lá a falta de acentos mas vivo em Inglaterra, por isso, tenho um teclado ingles que nao quer conversas com os acentos portugueses

  • 19
    André
    com Google Chrome 8.0.552.237 Google Chrome 8.0.552.237 em Windows 7 Windows 7
    24 de Janeiro de 2011 - 00:13 | Link permamente

    Marco já fiz gosto a esta Post. Apartir de agora fica garantido da minha parte um por cada post tua :D . Abraços

  • 20
    com Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 em Windows Vista Windows Vista
    24 de Janeiro de 2011 - 02:37 | Link permamente

    Marco, decisão sábia e sensata tendo em conta os novos e recentes objectivos – gerar ainda mais tráfego.

    Devo-te dizer que o meu blogue tem para aí 0,5% do teu tráfego, sendo que se calhar 70% desses 0,5% se deve a eu publicitar um post ou outro no meu fbook. Enfim, vale o que vale isto o que digo, mas, just sayin’.

    Quanto ao teu belíssimo link que disponibilizas, só para dizer que podes ter do género http://www.facebook.com/marcosantos, se isso for de teu interesse…

    Para o efeito, é só ir a account (tenho em inglês, sorry), account settings (em cima à direita). Aí, na primeira “tab”, o username, por debaixo de name, é só incluir o nome desejado. Se já soubesses, desculpa-me meter a foice em seara alheia, mas… é com boa intenção :oops:

    ————————
    Numa leitura muitoooo na diagonal aqui pelos comentários não concordo que o fbook seja um site de adolescentes. O hi5 talvez sim, agora o facebook, hum… São vários os “amigos” que tenho com idades 65+ (ok, vários não, mas alguns… o suficiente para não me deixar dizer que o fbook é para adolescentes), inclusive um com 82 anos… e é fantástico o facto de também estes séniores poderem comunicar de uma forma mais aberta, real-time, etc; o que quiserem. Parece-me um bocadinho out of the box para eles, e isso para mim, já é uma vitória (do fbook e deles). Além disso, acresce o facto de no fbook estarem vários (ou quase todos?) meios de com. social, o que cria uma discussão gira (?) mas paupérrima, ao estilo do que se faz nos próprios sites de com. social. Também nesse sentido é interessante do ponto de vista da comunicação e a forma como os utilizadores usam essas páginas como meio de escape é curioso. Com a diferença que esses meios não estão a receber hits nas páginas (acho eu, né?) mas isso, nós não temos nada a ver com isso, não é? E pronto, termino. Quase 3h, já tá difícil dizer algo mais que… estas tretas.

    abraços!

  • 21
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    24 de Janeiro de 2011 - 09:52 | Link permamente

    Marco, mas nós até já fomos faceamigos :D Se quiseres voltar a ser meu faceamigo, logo tu, que tão mal dizes daquilo, por mim tudo bem

    • 22
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      24 de Janeiro de 2011 - 10:04 | Link permamente

      E eu já sabia que haveria de levar essa boca ;)

      O que eu disse sobre o Facebook mantém-se. Ou por acaso achas que eu vou deixar de escrever 5 minutos que sejam para perder tempo a montar quintinhas ou a responder a questionários?
      O meu foco é e será sempre o blogue. E vais continuar a ver posts aqui a criticar o Facebook. Se quiser criticar um determinado aspecto da Internet, devo desligar o modem para manter a minha coerência? ;)
      Agora seria estúpido nesta fase da minha vida (e da vida do blogue) não aproveitar o potencial daquilo para criar uma “comunidade” e aproximar o blogue das pessoas que usam o Facebook.

      Faceamigo? :P O que é isso?

      Amigo teu? Sabes bem que sou, embora virtual.

  • 23
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    24 de Janeiro de 2011 - 10:10 | Link permamente

    :D Marco, desculpa lá a boca mas tinha de ser. Garanto que foi a última a este respeito.
    Entretanto, já me adicionei como ‘fã’ da tua página e já partilhei a ligação, com a frase “Finalmente o Bitaites anda por aqui”. No que toca a divulgar aquele que para mim é um dos melhores blogues nacionais, já sabes que estarei sempre na linha da frente.
    Só não sei é como adicionar a tua conta. Se quiseres enviar o pedido, envia para a conta “Luis Santos”. Tive que adoptar esse nome artistico pois o FB não me deixou continuar a andar por lá com o nome de nsacimento “Bw Ma Ke Jeto”. Injustiça do caraças.

    • 24
      com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
      24 de Janeiro de 2011 - 10:22 | Link permamente

      Como é que descubro a agulha Luís naquele palheiro de Santos? ;)

      • 25
        com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        24 de Janeiro de 2011 - 11:26 | Link permamente

        Experimenta por aqui a conta marafada do Luis Santos no FB

        • 26
          com Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre em Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64
          24 de Janeiro de 2011 - 11:47 | Link permamente

          Já foi :P

    • 27
      rss
      com Google Chrome 8.0.552.237 Google Chrome 8.0.552.237 em Windows XP Windows XP
      24 de Janeiro de 2011 - 17:35 | Link permamente

      Tive o mesmo problema que tu, mas inventei um nome qualquer e voltaram a activar a conta. Se o meu nome for manel ou jaquim ninguém reclama, mas se eu colocar um outro alias parece o fim do mundo.

      Ó gente burra…

  • 28
    com Google Chrome 8.0.552.231 Google Chrome 8.0.552.231 em Mac OS X 10.6.5 Mac OS X 10.6.5
    24 de Janeiro de 2011 - 10:59 | Link permamente

    Bem-vindo a 2010 ! :D

  • 29
    com Opera 11.00 Opera 11.00 em Windows XP Windows XP
    25 de Janeiro de 2011 - 01:27 | Link permamente

    Facebook ninguem mais vive sem ele.