→ 01/06/2010 @19:41

Questões de privacidade

Uma fotografia tirada pelo jornalista da SIC Nuno Luz já corre no Twitter, em breve chegará ao Facebook – enfim, a todo o lado. Três pré-adolescentes no estágio da selecção nacional mostram um cartaz que diz Cristiano, sê o meu Lobo Mau… Vê-me, ouve-me e come-me. Um dia destes o pai ou a mãe de uma destas raparigas reconhecerá o rosto da própria filha e, se tiver azar, os comentários que vai gerar.

O jornalista deu-lhe um título humorístico: «Anda um pai a criar uma filha para isto». É um lado da questão, mas não é o único: é preciso também criá-los para que não publiquem este tipo de fotos sem pensar um bocadinho primeiro nas consequências.

Elas são jovens, demasiado jovens. Essa do lobo mau não é uma mensagem que deva ser levada demasiado a sério – com aquela idade, ser ousada é uma forma de afirmação e independência, a expressão de uma feminilidade emergente mas ainda imatura.

O problema é vivermos num mundo ligado em rede, onde o melhor e o pior deste mundo se encontra à distância de meia-dúzia de cliques. Uma brincadeira inócua e um bocado pateta com um jogador de futebol é fotografada, publicada na Net e vista por milhares de pessoas com milhares de interpretações diferentes e, às vezes, muito pouco bondosas.

Este exemplo destas raparigas é comparativamente benigno e nem sequer tem assim tanta importância perante outros casos muito mais graves, mas toca-me por uma questão de princípio e porque sou pai.

Em relação à presença dos miúdos na Net, a nossa principal preocupação tem sido ensinar que a fronteira entre o que se passa no nosso quarto e o que pode ser visto numa página da Web está cada vez mais esbatida. Por vezes, nem sequer existe. Que a privacidade, tal como a confiança, é um bem precioso; que a verdadeira independência está em encontrar o equilíbrio perfeito entre o nosso direito à livre expressão e a necessidade de nos preservarmos; que a discussão sobre privacidade não pode focar-se apenas no Facebook, porque defendê-la ou atacá-la é uma decisão formada em primeiro lugar na nossa cabeça.

30 comentários

  • 1
    Daniel
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 00:47 | Link permamente

    tinha visto este há umas horas http://www.youtube.com/watch?v=bFVGFuuj3mA

  • 2
    com Minefield 3.7a5pre Minefield 3.7a5pre em Mac OS X 10.6 Mac OS X 10.6
    2 de Junho de 2010 - 04:47 | Link permamente

    Elas estavam a fazer aquilo em publico….logo…. :|

  • 3
    paulo
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 09:17 | Link permamente

    A privacidade é um bem que deve ser preservado ao máximo. Sou pai e nos quartos dos meus filhos(as) não existe computador. Há uma divizão da casa para isso, só unica e exclusivamente.

  • 4
    Tiago V
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 11:32 | Link permamente

    ” Elas estavam a fazer aquilo em publico….logo…. ” estas menores devem ser expostas por um jornalista que ou por má formação ou por procura de notoriedade decidiu tirar partido da situação.

  • 5
    Pedro
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 12:31 | Link permamente

    é preciso também criá-los para que não publiquem este tipo de fotos sem pensar um bocadinho primeiro nas consequências.

    Mas não foram elas a publicar, foi o jornalista (embora hajam muitos que publicam eles próprios, e depois espantam-se…)

  • 6
    Cristiano Ronaldo
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 14:52 | Link permamente

    o«Anda um pai a criar uma filha para isto». É um lado da questão, mas não é o único: é preciso também criá-los para que não publiquem este tipo de fotos sem pensar um bocadinho primeiro nas consequências.

    ou não….se calhar existem muitos pais que não se importavam que as filhas fossem comidas pelo Cristiano Ronaldo…..

    • 7
      com Namoroka 3.6.5pre Namoroka 3.6.5pre em Windows 7 Windows 7
      2 de Junho de 2010 - 14:55 | Link permamente

      Que é que andas a fazer aqui, ó Cristiano, a estas horas não devias estar a treinar?

  • 8
    com Google Chrome 5.0.375.55 Google Chrome 5.0.375.55 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    2 de Junho de 2010 - 15:17 | Link permamente

    Cada vez mais há “pitas” que precisam de atenção, e ainda p’ra mais estes jornalistas que lhes facilitam a vida…

  • 9
    Cristiano Ronaldo
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 15:25 | Link permamente

    treinar ? nã..eu quero é o telemóvel das moças da faixa !…vou ser o lobo mau, o super homem e o homem aranha ao mesmo tempo ! até vão subir ás paredes !

  • 10
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 15:32 | Link permamente

    xiiii…. tanto conceito elaborado para transmitir a um ‘pre-adolescente’ seja lá que raio esse novo termo for…

    Marco, a titulo de curiosidade, sabías que o cerebro de um ser humano de 12 anos ainda nao tem desenvolvida a parte que antevê consequencias a longo prazo? Um cerebro de 12 anos vive ainda muito no here and now, logo, é um bocadinho mais complicado do que parece educar uma miuda de 12 anos a prever o que uma foto pode fazer na sua imagem futura.

    A ver se encontro a fonte disto que disse para que nao digam que ando a inventar. ;)

    Jocas

  • 11
    paulo
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 15:58 | Link permamente

    Bolas que chatiçe! o meu cérebro deve ter parado aos 12 anos. Com 45 anos, raro é o dia em que minha mulher não me chama inconsequente !

  • 12
    paulo
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 16:18 | Link permamente

    O meu cérebro deve ter parado aos 12 anos pois todos os dias a minha mulher me chama de inconsequente….

  • 13
    Miguel Silva Costa
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows Vista Windows Vista
    2 de Junho de 2010 - 16:19 | Link permamente

    Mas afinal onde está a foto?:P

  • 14
    jorge
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 18:40 | Link permamente

    Oh Marco, e o que dizes sobre responsabilidade não se aplica a post dum blog a instigar a uma curiosidade que não aparece nos primeiros 100 resultados do google?
    Esta tal ilusiva foto despertou-me a curiosidade, e que confesso ser do tipo mórbido. Não se encontra facilmente. (e por favor, não me provem o contrário em re-post-a)

    Pareceu-me algo hipócrita ver um post sobre algo que não consegui encontrar facilmente (twita, fassebuk? quéisso?), ter sido à publicação etiquetado como pouco ético por um “jornalista da SIC” (grande companheirismo profissional…). Vai daí jorda-se um post a malhar e a pregar sobre o assunto, o que chama umas 15X mais atenção do que o google page-rank conseguiu.

    Recuperava-se razão editando-se o post retirando as referências explícitas dos ditos das fotos, o que tornaria pesquisas pela mesma infrutíferas, contribuíndo para que o acto irreflexo das jovens continuasse a ser inconsequente.
    Este tipo de altamentidez está nas cátedras dum Jornalista como o mestre Marco?

    • 15
      com Namoroka 3.6.5pre Namoroka 3.6.5pre em Windows 7 Windows 7
      2 de Junho de 2010 - 22:50 | Link permamente

      Jorge, estás a colocar em cima dos meus ombros uma responsabilidade que não é minha. Eu não sou responsável pelas tuas escolhas. Se escolheste procurar a foto, é contigo; não podes é fazer disso o meu problema. Nem tu, nem ninguém, nem, já agora, o Google. Era o que mais faltava, censurar-me por causa das atitudes dos outros.
      Eu não publiquei a foto. Descrevi-a, é verdade, porque como é óbvio um post destes não nasce do nada; ao descrever o que está escrito no cartaz, dei elementos para que qualquer um a procurasse – também é verdade. Só que, lá está, as escolhas dos outros não são responsabilidade minha.
      E é engraçado que ao falares sobre escolhas, ignores que o post também propõe outras escolhas: não procurar a foto e, em vez disso, pensar um bocadinho sobre a privacidade de cada um.
      Tenho a minha consciência tranquila em relação a este post. Ainda bem que o escrevi.
      Já agora, por que razão dar a nossa opinião sobre um assunto de acordo com o que a nossa consciência nos diz tem de pressupor que quem opina se sente moral ou profissionalmente superior aos outros?
      E essa boca em relação ao Nuno Luz, não estás a confundir companheirismo com corporativismo?

      Edgard, todos os posts têm de ter cálculos e propósitos? Eu tenho uma filha da idade daquelas miúdas, talvez um ou dois anos mais nova. Não te parece motivo suficiente para que eu seja mais sensível a este tipo de exposição, por mais palerma e inócua que seja? Tudo o que diz respeito a esse tema me é importante, de forma emocional.

  • 16
    O Povo É Sereno
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 19:33 | Link permamente

    Também acho que ‘tá mal. Googlei e só me apareceu
    OH: “Procura-se: A foto tirada pelo Nuno Luz do cartaz “Cristiano, sê o meu Lobo Mau… Vê-me, ouve-me e come-me.”"
    Foto, nada :mrgreen:

  • 17
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Fedora 13 Fedora 13
    2 de Junho de 2010 - 20:11 | Link permamente

    A foto estava no Twitpic de nluz, que é do jornalista mas agora já não se encontra mais lá. Por acaso sei que estava pois a vi e já a apagaram. Como alguém disse aqui não foram elas a divulgar a foto, mas o jornalista, e todas as implicações disso são de responsabilidade dele.

    Onde estava? http://twitpic.com/1t2ljp

    Por acaso tenho uma cópia aqui comigo pois a utilizei, junto com o texto do Marco, para um exercício de síntese de minha “filha”. Mas não a vou publicar para não alimentar e satisfazer o voyeurismo. Achei certa a atitude do Marco em não publicar a foto, caso contrário estaria contribuindo com o erro do outro jornalista. Mas também me pergunto, novamente, qual o propósito deste postal?

    Tenho também comigo umas fotos de umas “pitiñas” (já que as tirei em Sevilha, no dia 30/07/2009 antes do jogo do Real Madrid contra a Juventus pela Peace Cup) onde aparecem as 3 meninas desta idade (semelhante as da foto em questão), sensivelmente, com o nome do CR escrito sobre os seios, ornamentado com corações a volta, e que não se incomodaram em abrir as camisas em público para mostrar todo o desenho, depois que eu disse que era de Portugal. Perguntaram se era de algum “periódico” no que eu disse que sim e não exitaram em me mostrar a “obra de arte” para ser fotografada.

    No mesmo dia tirei a foto deste postal:
    http://www.edgard-costa.eu/?p=519

  • 18
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Fedora 13 Fedora 13
    2 de Junho de 2010 - 23:08 | Link permamente

    Edgard, todos os posts têm de ter cálculos e propósitos?

    Acho que sim.

    Eu tenho uma filha da idade daquelas miúdas, talvez um ou dois anos mais nova. Não te parece motivo suficiente para que eu seja mais sensível a este tipo de exposição, por mais palerma e inócua que seja?

    Sim. Pronto, afinal sempre há um propósito. Cálculos não sei, mas propósito sim, se não seria um posts despropositado! :D

  • 19
    com Namoroka 3.6.5pre Namoroka 3.6.5pre em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 23:20 | Link permamente

    Sim. Pronto, afinal sempre há um propósito.

    Porra, Edgard, e era preciso explicar-te isso, não ficou óbvio? :|

  • 20
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Fedora 13 Fedora 13
    2 de Junho de 2010 - 23:23 | Link permamente

    Cascudo, mas eu pedi explicação!?!? Por-me a pensar é te pedir explicação?!? Não estou a te entender… E por acaso estava a pensar no postal no nluz lá no Twitpic, nem no teu. Do teu o que disse é que concordava com a não inclusão da foto, reparou?

  • 22
    com Google Chrome 5.0.375.55 Google Chrome 5.0.375.55 em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 23:31 | Link permamente

    isso passou em directo na tv que eu bem me ri! já não sei em que canal…

    mas depois de ver um desses jornalistas desportivos da sic ser dos primeiros a chegar ao haiti após o terramoto só para dizer imbecilidades já nada me espanta..

  • 23
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Fedora 13 Fedora 13
    2 de Junho de 2010 - 23:31 | Link permamente

    Uma expressão brasileira para substituir Caralho! :D
    Mas a tradução é piparote. Além de ser o nome de um peixe de água doce comum no Brasil.

  • 24
    com Namoroka 3.6.5pre Namoroka 3.6.5pre em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 23:33 | Link permamente

    :mrgreen: Ok.

    Respondendo à tua pergunta, tu é que escreveste lá mais acima que não entendias o propósito do post…

    Mas também me pergunto, novamente, qual o propósito deste postal?

  • 25
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Fedora 13 Fedora 13
    2 de Junho de 2010 - 23:37 | Link permamente

    Sim, eu sei, mas estava a pensar lá no do gajo, com aquele título… e os dois comentários… e o reflexo que isto teve, inclusive aqui. Pus-me a pensar e a refletir (me pergunto e não te pergunto) sobre o assunto. Não disse que não entendia, pus-me a pensar tão somente. E afinal me parece que tinha razão ao questionar, tanto que sumiu logo a seguir.

  • 26
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    3 de Junho de 2010 - 13:36 | Link permamente

    Este tipo de resposta e contra-resposta do administrador sempre a dar resposta aos comentários mais… vá… embirrantes e vazios, de quem obviamente só vem aqui para criticar… é coisa que tira um bocadinho o valor do blog…

    Mas vá.. eu sei.. se eu nao gosto que nao venha cá mais… eu sei.. vou pensar nisso.

    Abraço

  • 27
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    3 de Junho de 2010 - 13:46 | Link permamente

    Tem piada…. só agora vi que tenho andado a publicar mal o meu nome… lá está, comentário relevante como-o-caraças, já que é a comentários desses que o administrador responde, aqui fica o meu:

    - O meu nome é Matilda. Pois. É.

    Bem, decisao tomada, vou deixar de seguir este blog (nao que eu seja alguém importante, mas se eu fosse administrador disto gostava de saber o que leva as pessoas a deixarem de ca virem)

    Razao: Gosto mto dos temas aqui focados e da forma como escreve os seus posts (gosto, mesmo), mas dá demasiado feed-back a comentários que só querem fomentar confusao e isso causa desconforto a quem pensa que vem cá para ler um escritor calmo e confiante em si mesmo. Em vez disso leio alguem que esta constantemente a se defender… na minha opiniao sem necessidade…

    Um blog tambem vive muito da sua secção de comentários. É verdade. E da imagem que o administrador transmite, de si mesmo, neles. E faz-me confusao ver o Marco a defender cada virgula que escreve…

    Abraço e tudo de bom Marco.

  • 28
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    3 de Junho de 2010 - 13:51 | Link permamente

    Matilda se gosta dos posts porque é que deixa de vir cá afinal? Os comentários são um campeonato, os posts é outro, penso eu de que. Sem querer desmentir que “um blog tb vive da secção de comentários”, mas como digo, acho que o cu não tem a ver com as calças. lol Só um comentário também importante como-o-caraças da minha parte. Obrigado!

  • 29
    RD
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    7 de Junho de 2010 - 10:10 | Link permamente

    Concordo com o André, pode muito bem ler os Post´s e não ler os comentários.

    Falando por mim, venho pelos dois, gosto dos post e de ler os comentários!

    A presença do Marco nos comentários representa que este é o site dele, não um blog, mas o site dele e ele faz o que quer no site dele, inclusivamente interagir com a malta que gosta de ler o que ele escreve, apesar de nem sempre concordar com ele.

    Depois existe algum pessoal que comenta que como se costuma dizer já é da casa. Aproveito por vezes esses comentários para encontrar novas noticias/textos/sites.

    O site do Marco além de informação, partilha connosco a sua visão pessoal de determinados assuntos, conheço o seu trabalho profissional e apesar de o mesmo ter algumas afinidades com o seu site, ele sabe separar as águas.

    Quanto a este post, concordo com o que o Marco escreveu e Pelo vistos o Nuno Luz repensou a situação e retirou a foto.

    Por fim atendendo a alguns comentários, parece que nenhum jornalista deve criticar outro em público, só pq é colega de profissão?

    Essas pessoas escrupulosas já questionaram por exemplo a isenção do Nuno Luz a comentar factos de determinado clube em comparação com os outros?

  • 30
    Pedro
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    7 de Junho de 2010 - 14:01 | Link permamente

    Bem, agora que vi as fotos (apareceu-me num link de pub no email, nao tenho culpa :mrgreen: ) não ficaram tão chocantes como pintaram, no fundo ela mostrou tanto como se estivesse na praia, embora o que não mostra e a maneira como ‘o não mostra’ também conte.

    Embora mesmo assim ache que as fotos estão um pouco ‘demais’ para serem duma professora, o que eu afirmei no meu comentário anterior aplicava-se mais caso ela estivesse a exibir a ‘prateleira’, ‘pentilheira’ ou o ‘bufunfo’… :lol:
    Mas elas não estão assim tão explícitas. É certo que não as tinha visto antes, mas com toda a gente a dizer que “posou nua , para a playboy“…..