→ 27/01/2009 @22:44

O iscrétchi-dji-tôdos-nóis

Este hino nacional com pronúncia do Brasil foi motivado pela provável chamada de Liedson à selecção nacional e saiu da imaginação de um excelente blogger da Tertúlia Benfiquista, D’Arcy.

Gosto da mente criativa que nos provoca desta maneira, mas surpreende-me que a eterna discussão sobre a presença de Deco, Pepe, Paulo Assunção ou Liedson na selecção portuguesa nunca tenha tido em conta que em 2006 já existiam mais de 85 mil brasileiros a viver em Portugal.

Se a selecção de um país deve ser o reflexo da realidade política, social e cultural desse país (veja-se o caso do moçambicano Eusébio, que à época colonialista era considerado português), por que razão não haveremos de ter três ou quatro brasileiros numa equipa formada por 22 ou 23 jogadores? Por que razão isso nos choca se são todos eles jogadores de grande qualidade? Por que razão dizemos que a presença de brasileiros significa que a selecção deixou de ser «nacional»? Portugal deixou de ser português por causa dos milhares que já cá estão?

16 comentários

  • 1
    dani
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    27 de Janeiro de 2009 - 23:28 | Link permamente

    “por que razão não haveremos de ter três ou quatro brasileiros numa equipa formada por 22 ou 23 jogadores?”

    porque hoje sao 3 ou 4, amanha sao 6 ou 7, e por ai fora.
    o eusebio tal como outros jogou na seleçao portuguesa, mas o eusebio na altura era portugues,,,moçambique pertencia a portugal. e mesmo que nao fosse, considero perfeitamente aceitavel a naturalizaçao quando a pessoa se naturaliza ou porque vive em portugal ja ha muitos anos, ou porque sempre vivei mesmo tendo nascido noutro pais,,,etc.

    agora naturalizarem-se DE PROPOSITO para jogarem na seleçao, e tentarem ganhar titulos…inaceitavel.

    isso é ser interesseiro. se portugal nao tivesse tido as boas classificaçoes que teve nas ultimas competiçoes de seleçoes nem deco nem liedson nem assunçao nem pepe queriam naturalizar-se portugueses. ou talvez quisessem, mas apenas para não serem extra-comunitarios na europa, e nao para jogarem pela seleção. se deco tivesse sido chamado à seleçao do brasil teria ido tao docilmente e a abanar o rabo como o meu cao quando lhe dou alguma guloseima.

    deco, liedson, paulo assunçao e pepe so querem ser portugueses porque não foram chamados à seleçao da sua terra natal. e isto é bastante triste.

    estes 4 casos notam-se perfeitamente que so querem ser portugueses para chegarem à seleçao e ficarem mais expostos no mundo do futebol, preferencialmente ganhando titulos, mas mesmo nao os ganhando, o bolso ganha sempre.

    infelizmente todos os treinadores agora vao papar disto, porque tenho a certeza que nenhum vai ter os tomates necessarios para nao convocar os brasileiros depois de eles ja la estarem.

  • 2
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    27 de Janeiro de 2009 - 23:41 | Link permamente

    É um bom ponto de vista, sim senhor. Não concordei muito com a nacionalização do Pepe porque temos imensos defesas centrais de nível de qualidade elevado e custava-me a crer porque precisaríamos de ir buscar um ao Brasil (íamos antes ali à Itália :mrgreen: ). Mas realmente que desde o Pauleta – o homem que persegue queijos nos Açores -, não há ninguém que “enfie a batata lá dentro” de uma forma regular e se este(s) senhor(es) vier(em) para suar a camisola então, in my humble opinion, é (são) muito bem-vindo(s)!

    Já estou a imaginar o Liedson a vingar-nos contra a Alemanha, concretizando uma magnífica assistência do melhor jogador do Mundo Cristiano Ronaldo.

    Abraço

  • 3
    Alexandre
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    28 de Janeiro de 2009 - 01:28 | Link permamente

    A seguir é o Hulk.

  • 4
    a. almeida
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    28 de Janeiro de 2009 - 09:49 | Link permamente

    Já o tenho escrito noutras alturas e noutros espaços: Sou contra. Desde logo pelo que concordo que os brasileiros aportuguesados só cá estão porque não se encaixaram no super concorrido escrete.
    Claro que não está em causa a qualidade de alguns deles como não está a qualidade de tantos portugas de gema a quem se não dá o justo valor e, já agora, oportunidades.
    Quanto ao resto, pouco me incomoda. Estou-me cagando. A ter em conta os emigrantes, façam favor de naturalizar mais quatro brasileiros, incluindo o Hulk e o Moretto, dois ou três ucranianos, um bielo-russo, dois romenos e dois chineses. Podem até determinar uma lei de paridade; Tanto me faz; A selecção há muito que passou a ser uma mera equipa. O tempo das selecções nacionais já lá vai e só se utiliza o termo Selecção com o mesmo espírito que a uma prova de automobilismo disputada na Argentina se designa de Dakar. Os interesses económicos, o marketing e o guito, o pilim, é que comandam a coisa.

    Heróis do mar,
    Pobre povo,
    Nação à frente,
    E multi-racial…

  • 5
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    28 de Janeiro de 2009 - 11:19 | Link permamente

    Sou contra não por qualquer xenofobia ou afins. Muito longe disso.

    Sou contra porque entendo que se um país quer ganhar um Europeu ou um Mundial, que o consiga com os seus próprios cidadãos “de nascença”.

    Agora, por conveniência, querer fazer um “upgrade” a uma Selecção, enfiando-lhes estrangeiros (embora nacionalizados), acho que é “desonestidade intelectual desportiva”.

    E depois, ainda há aqueles casos, em que um Seleccionador convoca *uma única vez* um jogador do seu país que está no estrangeiro, só para “trancá-lo” ao seu país de origem.
    Depois às tantas, nem joga num lado, nem no outro.

  • 6
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    28 de Janeiro de 2009 - 11:24 | Link permamente

    PS. De qualquer modo, apoio sempre a nossa Selecção, mas já não com o mesmo espírito de antes :(

  • 7
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    28 de Janeiro de 2009 - 12:30 | Link permamente

    Também sou contra. Já o era aquando do caso Deco e, apesar do meu inquestionável sportinguismo e da minha admiração por Liedson, continuo contra. Lembro-me que há pelo menos 3 anos que a comunicação social vem perseguindo Liedson com perguntas sobre a sua naturalização e lembro-me também das respostas do levezinho, sempre evasivas e/ou negativas. Mas também sei que é o melhor ponta-de-lança a jogar em Portugal. E também sei que brasileiros a jogar por outras selecções da Europa é coisa que não falta. Depois do precedente Deco, já nada me espanta. O que devia ser feito, agora que andamos numa de importar brasileiros a sério, era regulamentar a convocatória desses naturalizados. Tipo, só podiam ser convocado 3 de cada vez, ou assim.

    Já que lá está, só desejo que faça o que ele melhor sabe fazer. Se com o meio-campo do Sporting ele faz o que faz, estou ansioso por saber como se safará com CR7, Nani, Simão e Deco como municiadores.

  • 8
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    28 de Janeiro de 2009 - 12:31 | Link permamente

    Oh Marco, sinceramente… para começar, 85 mil em 10 milhões é quase insignificante e não me parece que 0,85% da população justifique a presença de quatro jogadores na selecção… senão temos que ir contar quantos Caboverdianos, Angolanos e Moçambicanos vivem por cá e ajustar as coisas.

    E depois é o que toda a gente já disse por aqui… são gajos que apenas se naturalizam porque não são chamados à selecção do Brasil e Portugal é a “next best thing” e isso, sinceramente, enjoa-me… o Deco nem o hino sabe e quando vence alguma coisa pega logo numa bandeira brasileira.

    Portanto não querem ser portugueses… tornam-se portugueses para poderem jogar a nível internacional e aumentarem o seu valor. Irrita-me.

    Sobretudo tendo em conta a quantidade de pessoas por aí que se calhar até gostavam de ter nacionalidade portuguesa e não a conseguem obter com a celeridade com que os jogadores de futebol o fazem…

  • 9
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    28 de Janeiro de 2009 - 12:57 | Link permamente

    pedrocs: Portugal é a next big thing? Vai dizer isso aos espanhóis, que foram campeões da Europa e se continuarem a jogar assim vão ser campeões do mundo.

    E acho piada como parecem conhecer tão bem as motivações deles. Como se um jogador português só jogasse na selecção por patriotismo. Eu ainda me lembro da barraca que foi o Mundial do México!

    O Deco não sabe cantar o hino nacional? Olha, nem eu! Todo, todo não sei, já me esqueci. Isso faz de mim menos português? Aquilo é uma selecção de futebol, não é uma parada militar.
    O Deco não sabe o hino, pronto, mas soube correr até à exaustão física no Portugal-Inglaterra do Euro2004 onde acabou o jogo a defesa direito. Nada mau para um gajo que joga por interesse. E o Deco pegar numa bandeira brasileira? Onde é que viste isso, diz lá. A única «brasileira» que ele «pegou» era boa como milho e essa eu também não me importava de «pegar». É que *bandeiras brasileiras* só vi a que o Scolari levou numa das mãos (na outra levava a nossa) depois de ganharmos à Inglaterra e as que os brasileiros residentes em Portugal levavam para as ruas pra festejar connosco…

    E claro que o Pepe quis jogar por Portugal porque ser defesa-central titular do Real Madrid não é suficiente para as suas aspirações internacionais…

    Quanto ao Assunção, mandou dizer ao Dunga que não queria ser chamado porque queria jogar por Portugal. Mais um interesseiro oportunista que quer jogar pela futura selecção campeão do mundo e arredores que corre o risco de não ir ao Mundial 2010 e levou 6-2 do Brasil!

    Caboverdianos, Angolanos e Moçambicanos? Nélson, Nani, Miguel, gente que já passou e passa pela selecção e que é vista como portuguesa porque «nasceu cá», tem BI e Passaporte, embora o «passaporte» da pele nos diga que aquele sangue vem de outras terras, já viajou muito.

    Uma vez que esta cena da portugalidade a 100 por cento é uma treta porque nunca estivemos realmente isolados do mundo, então vejam-se as motivações. E aqui, mais má-vontade! A ninguém passa pela cabeça que um brasileiro tenha de facto gosto em jogar pela selecção por variadíssimas razões, mas a única que conseguem ver é o oportunismo. O facto de falarmos todos a mesma língua, de no caso deles terem «nascido» no Brasil mas terem «nascido» para o futebol em Portugal, de se identificarem com o país, de gostarem de cá viver, estarem casados com mulheres portuguesas, etc, etc, essas merdas não contam para nada. São uma cambada de interesseiros à procura de projecção internacional. Bela visão para um país de emigrantes!

    Essa de se dizer que qualquer dia jogamos com 11 brasileiros também não acredito. Afinal temos ou não temos jogadores bons? Se temos, não é preciso ter medo que isso aconteça. Um país crescidinho e seguro de si próprio não acredita em bichos-papões.

  • 10
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    28 de Janeiro de 2009 - 18:20 | Link permamente

    OK, eu desisto é de me chatear com isso, sinceramente. Todo o futebol é uma sopa comercialóide que perde cada vez mais o sentido. O que é que eu hei-de fazer? Tenho saudades de ver o Benfica dar abadas valentes a toda a gente, com uma esmagadora maioria de putos portugas em campo.

    Se deixamos completamente de nos preocupar com essas minudências da origem dos jogadores, mais vale assistirmos a jogos simulados por computador, um dia destes… não interessa, desde que seja futebol. (isto é uma hipérbole, obviamente).

    Mas é isso… ajudaste-me a desistir. Estou-me nas tintas. E esta é a minha nova posição oficial.

    Obrigado.

  • 11
    com GranParadiso 3.0.7pre GranParadiso 3.0.7pre em Windows XP Windows XP
    28 de Janeiro de 2009 - 18:26 | Link permamente

    Eu acho que isto no fundo não tem nada a ver com o futebol, mas com a forma diferente com que tu e eu vemos questões como nacionalidade, patriotismo, por aí fora – eu disse diferente, não disse melhor ou pior, atenção. Mas é uma diferença estrutural impossível de resolver, digamos assim. Por outras palavras: ficas na tua e eu fico na minha, e ficamos na maior.

    Mas continuo a achar esse avatar de cyborg samurai absolutamente brilhante :wink:

    P.S. – Já agora, Pedro, podes-me explicar por que raio é no meu Mac as fontes da maior parte dos blogues – incluindo este – me aparecem sempre um bocado borradas? E eu que pensava que a renderização de fontes era um dos pontos fortes dos Mac, pela minha experiência prefiro a do Linux e Windows. Ou então sou eu que não percebo nada disso e ainda não encontrei o tweak certo.

  • 12
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    28 de Janeiro de 2009 - 18:32 | Link permamente

    Diferente é diferente. Compreendo-te perfeitamente.

    E acredita que este não é um dos assuntos que me faz perder o sono ;-)

    E quanto ao meu avatar… o que dizer? Sou um artista português e chamo-me Couto!

  • 13
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    28 de Janeiro de 2009 - 19:32 | Link permamente

    Oi, Marco;

    A mim só interessa saber quem informou ao autor dessa versão que os brasileiros “comem” os plurais das palavras e que aqui se diz “nôbri”, a pronúncia do “o” fechada.

    Abs

    Suzana

  • 14
    virgulla
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
    28 de Janeiro de 2009 - 21:20 | Link permamente

    Eu como brasileiro não vejo problema, desde que o jogador realmente já tenha vida fixa em Portugal e que realmente viva como português. Só penso que o governo de vocês deveria aceitar a nacionalização depois de pelo menos 5 anos vivendo em vosso país.
    Ah! E gostei da brincadeira com a nossa maneira de falar.
    Abraço.

  • 15
    Xavier Bruyn Orkall
    com Google Chrome 1.0.154.43 Google Chrome 1.0.154.43 em Windows Vista Windows Vista
    28 de Janeiro de 2009 - 22:07 | Link permamente

    @gamito
    Deixa ver se percebi, és contra

    não por qualquer xenofobia ou afins

    mas só aceitas

    ganhar um Europeu ou um Mundial, que o consiga com os seus próprios cidadãos “de nascença”

    Também está bem.

    @pedrocs
    Tens razão numa coisa, a dificuldade de obter nacionalidade portuguesa. Eu que o diga, que fui um apátrida durante muito tempo. Quanto ao resto discordo, em absoluto, com a tua opinião. Como é óbvio.

    @marco

    esta cena da portugalidade a 100 por cento é uma treta

    Nem é preciso dizer mais nada.

  • 16
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    4 de Fevereiro de 2009 - 15:57 | Link permamente

    Ora boas..
    Quanto a este assunto, tenho apenas a dizer que me irrita, esse nacionalismo à portuguesa.
    Pois somos nós o povo que mais bem falar mal de nós mesmos sabemos, a querer chamar oportunistas aos brasileiros neste caso.
    Eles nao sabem cantar o hino.. pois tive a observar algumas imagens televisivas, e parece que os jogadores nao naturalizados o saibam.. o que tambem nao me parece problema.. visto que se queremos ouvir o hino.. vamos antes assistir a um jogo de raguebi, porque ai sim eles gritam a altos berros..

    nota: qualquer falta de pontuaçao ou de acentuaçao devesse a eu estar a utilizar um teclado brasileiro