→ 14/04/2009 @4:13

O homem que fotografava os espíritos

No estúdio de William H. Mumler, os milagres aconteciam. Os abastados membros da sociedade norte-americana podiam tirar uma fotografia na companhia dos fantasmas dos entes queridos. Só Mumler possuía a capacidade mediúnica de fotografar os espíritos – e foi graças a esta maravilhosa competência que ganhou fama e muito dinheiro.

Na década de 1860 nunca faltaram mortos para Mumler fotografar. Só a guerra civil americana – a chamada Guerra da Secessão, ocorrida entre 1861 e 1865 – fizera desaparecer três por cento da população americana: 970 mil pessoas, dos quais 618 mil eram soldados.

A guerra não era a única a devastar o coração dos vivos: não existiam condições sanitárias para grande parte da população, havia muita doença e a Medicina era insuficiente. Morriam muitos antes de tempo, principalmente crianças.

O Espiritismo Espiritualismo – de uma forma simplificada, a crença segundo a qual é possível estabelecer contacto com os mortos e conhecer pormenores sobre o Além – tinha ocupado a mente do grande público a partir de 1850, com as célebres sessões espíritas mediúnicas das irmãs Fox. Trinta e oito anos depois, a 21 de Outubro de 1888, uma das irmãs, Margaret, admitiu as fraudes e explicou os truques numa confissão escrita para o New York World, mas a maioria dos crentes considera que Margaret Fox mentiu ou foi forçada a mentir.

William H. Mumbler e a sua falecida prima

Mumler sempre estivera  interessado em fazer experiências com uma nova e intrigante tecnologia – a fotografia. Tinha 29 anos quando notou que uma anterior exposição tinha permanecido na placa reveladora, provocando acidentalmente uma dupla exposição de fotos, ou seja, a sobreposição de duas figuras na imagem. Viu-se então a si próprio na companhia do sujeito feminino da foto anterior. Mostrou-a a amigos, garantindo que a figura esbatida era o espectro de uma prima já falecida.


Encorajado pela reacção crédula que obteve, levou-a a um especialista em Espiritismo – este caiu que nem um patinho. Em breve, a foto corria as publicações espíritas americanas, bem como cartões de visita distribuídos em Boston com uma reprodução do retrato de Mumler na companhia da Além-prima. E Mumler acabou por deixar a profissão de joalheiro para se dedicar ao lucrativo negócio dos fantasmas fotogénicos.

Mary Todd Lincoln e o fantasma do seu marido

O que deu verdadeira notoriedade a William H. Mumler foi a visita ao seu estúdio de uma misteriosa senhora de negro que se veio a saber mais tarde ser a ex-primeira-dama Mary Todd Lincoln, viúva do presidente Abraham Lincoln.

Mary Todd era uma conhecida participante de sessões espíritas e a cruel tragédia da sua vida contribuíra para que procurasse no Além o consolo que não conseguia encontrar no mundo terreno: o filho Edward Baker Lincoln, nascido em 1846, morreu aos quatro anos, vítima de cancro medular da tiróide; o filho William Wallace, nascido em 1850, morreu de febre tifóide aos 11; a 15 de Abril de 1865, o marido foi assassinado; cinco anos depois perdia o terceiro filho, Ted, levado pela tuberculose aos 18. O único que ela não viu morrer foi o quarto filho, Robert Tod.

Mary Todd tinha problemas psicológicos graves – os primeiros sinais surgiram após a morte do filho William. Os sintomas de esquizofrenia agravaram-se com o tempo e a ex-primeira dama chegou a ficar internada num hospital psiquiátrico.

Foi portanto a esta senhora doente e fragilizada pela tragédia que Mumler revelou um assombroso retrato onde o fantasma do falecido marido a consolava das suas perdas. Muitos outros notáveis se seguiram, incluindo o editor Moses A. Dow, da Waverley Magazine, que se deixou fotografar na companhia do espírito de uma antiga assistente pessoal.

Os problemas na carreira de William Mumler começaram quando se descobriu que alguns dos rostos convenientemente desvanecidos dos mortos pertenciam a pessoas que ainda estavam vivas. E a situação piorou quando começou a circular a suspeita de que o fotógrafo dos espíritos tinha por hábito arrombar as casas de alguns dos seus clientes à procura de fotos que pudesse sobrepor.

Finalmente, em fins de Março de 1869, já com estúdio montado em Nova Iorque, William foi detido pela polícia sob a acusação de fraude. O julgamento foi um dos acontecimentos mais mediáticos da época, com dezenas de jornalistas de todo o país destacados para cobrir o acontecimento. Dezenas de fotógrafos testemunharam em tribunal, mostrando ao juiz como a fraude podia ser feita através da dupla exposição dos retratos. Dezenas de testemunhas também foram a tribunal defender a idoneidade  de Mumler, sobretudo os seus clientes, gratos pela possibilidade de se reunirem com os queridos mortos através de uma fotografia.

O juiz acabou por determinar que as provas apresentadas pela acusação não eram suficientes para o acusar de fraude, mas também deu a entender que pessoalmente considerava Mumler um vigarista. Mumler foi libertado, abandonou Nova Iorque e regressou a Boston, escreveu uma autobiografia na qual nunca assumiu a marosca, mas a sua reputação sofreu um rombo extraordinário e ele nunca mais conseguiu retomar a sua carreira de fotógrafo do Além. Morreu na miséria. E depois disso nunca mais se deixou fotografar. [Fontes: The Ghost and Mr. Mumler | The Strange Case of William Mumler | The Mumler Mystery]

Cartoon da época

Oh que horror! As fotografias espíritas fizeram de Mumler uma celebridade, sobretudo durante o julgamento em que foi acusado de fraude. Este cartoon publicado no Harper’s Weekly em Abril de 1869 reflecte a importância do fotógrafo no folclore mediático da época: a noiva do senhor Dobbs, um viúvo, quer um retrato do futuro marido. O senhor Dobbs cede aos desejos da noiva sem saber que está no estúdio de William Mumler. «Oh, horror», exclama a noiva depois de ver a foto. As anteriores cinco mulheres do senhor Dobbs aparecem todas na fotografia…

56 comentários

  • 1
    João Lima
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
    14 de Abril de 2009 - 08:16 | Link permamente

    Que personagem caricato este Mumler 8O ! Ainda hoje circulam vídeos e fotografias na net que recorrem a este tipo de “aparições”. Verdadeiras ou falsas? Ninguém sabe. Uns acreditam, outros não. Pessoalmente, considero os espíritos seres tímidos que gostam de “passar ao lado”… :D

  • 2
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
    14 de Abril de 2009 - 15:22 | Link permamente

    muito à frente!

  • 3
    Cesar Oliveira
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows 7 Windows 7
    14 de Abril de 2009 - 17:42 | Link permamente

    Olá Marco e restantes leitores,

    Gostaria de esclarecer algumas coisas antes de comentar sobre o caso
    1º Espíritos e Espiritismo são coisas diferentes
    Os espíritos são os seres inteligentes da criação.
    O espiritismo é uma ciência filosófica de consequências morais. Como ciência, investiga os factos espíritas. Como filosofia explica-os. Como ética dá-nos um roteiro moral para as nossas vidas. Pode-se definir como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo.

    Almas ou espíritos são a mesma coisa só que costuma-se dizer espírito quando está desencarnado, isto é, o corpo morreu. Alma é o espírito encarnado, isto é, ligado a um corpo para cumprir uma encarnação.

    Médiuns, mediunidade e espíritismo são coisas diferentes
    A Mediunidade é uma ferramenta para estabelecer relações entre o mundo corporio e o mundo espiritual.
    Médium é o homem ou a mulher que exerce a mediunidade
    Então qual a relação entre o espiritismo e a mediunidade ?
    A mediunidade é apenas uma ferramenta usada pelo espiritismo.

    Nem todos os espíritas são médiuns e nem todos os mediuns são espíritas.

    A mediunidade não está exclusivamente ligada ao espiritismo.

    Os espiritas e os mediuns espiritas não cobram e não aceitam dinheiro ou valores materiais pelos serviços prestados as pessoas.

    Logo se vemos uma pessoa que se diz médium e que cobra pelos seus serviços e diz que é espírita é porque é mentiroso e um charlatão.

    Espiritismo e espiritualismo são coisas diferentes.
    O espiritismo é uma doutrina espiritualista mas nem todos os espiritualistas são espíritas.
    O espiritualista é aquele que aceita que nós não somos apenas matéria e que nós somos um espírito que possui um corpo e não um corpo que possui um espirito.

    Reuniões espíritas ou reuniões espiritualistas são coisas diferentes
    Nem todo o intercambio com o mundo espiritual é feito pelos espíritas.
    Por exemplo, o famoso jogo do copo não é uma prática espírita. Alias a doutrina espírita desaconselha o uso dessa prática.
    Assim como nem todas as pessoas estão preparadas para lidar com a electricidade nem todas as pessoas estão preparadas para lidar com os espíritos.
    É necessário uma preparação para estabelecer relações com o mundo espiritual.

    Espero ter esclarecido estes conceitos
    Para mais informações consultem a pagina da ADEP – Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal.

    http://adeportugal.org/mambo/

    Quanto a doenças mentais e problemas expirituais consultem a Associação Médico-Espirita do Porto por exemplo para obter maiores esclarecimentos.

    http://www.ameporto.org/

    Lá encontrará psicologos e psiquiatras espíritas que podem esclarecer as vossas duvidas.

    Bom, terminei os esclarecimentos

    Agora vamos ao comentário

    Jesus disse: “Haverá muitos falsos cristos e muitos falsos prfetas.”

    Há muitos falsos médiuns

    Acreditar em tudo e não acreditar em nada são duas coisas absurdas.

    Espero ter ajudado

    Cumprimentos
    César Oliveira

    • 4
      com GranParadiso 3.0.10pre GranParadiso 3.0.10pre em Windows XP Windows XP
      14 de Abril de 2009 - 17:49 | Link permamente

      César, obrigado pelos seus esclarecimentos.

  • 5
    MARIA CONCEIÇÃO
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    14 de Abril de 2009 - 18:08 | Link permamente

    OBRIGADO CÉSAR.
    O TEU ESCLARECIMENTO É COMO UMA CANDEIA NA NOITE ESCURA. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO.
    MAS PARA QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE O ESPIRITISMO, PORQUE NÃO CONSULTAR O BLOG PRÓPRIO DE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO.
    http://blog-espiritismo.blogspot.com/
    http://www.autoresespiritasclassicos.com/
    E PORQUE O SABER NÃO OCUPA LUGAR, PORQUE NÃO TIRAR UM CURSO SOBRE ESPIRITISMO?
    VEJA O SITE http://www.adeportugal.org/cbe

    ABRAÇO.

    • 6
      com GranParadiso 3.0.10pre GranParadiso 3.0.10pre em Windows XP Windows XP
      14 de Abril de 2009 - 18:14 | Link permamente

      Cara Maria Conceição, para a próxima vez não escreva em maiúsculas. Na Net, escrever em maiúsculas equivale a gritar. E estamos todos aqui a conversar calmamente, não é?
      Bem-vinda.

  • 7
    MARIA CONCEIÇÃO
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    14 de Abril de 2009 - 18:19 | Link permamente

    querido Marcos, e restantes leitores, desculpem, não sabia desse pormenor.
    E não tinha reparado que estava no caps lock.

    abraços.

    • 8
      com GranParadiso 3.0.10pre GranParadiso 3.0.10pre em Windows XP Windows XP
      14 de Abril de 2009 - 18:23 | Link permamente

      Com certeza, Maria Conceição. Não há problema.

  • 9
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    14 de Abril de 2009 - 19:17 | Link permamente

    interessante! :-)

  • 10
    Rivas
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    15 de Abril de 2009 - 00:28 | Link permamente

    Será que alguem arranja uma fotografia do Quique Flores com espírito de campeão? :mrgreen:

  • 11
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    15 de Abril de 2009 - 12:43 | Link permamente

    Rivas, aqui está uma foto do Quique Flores, com espirito de campeão…a minha!!! :lol:

  • 12
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
    15 de Abril de 2009 - 13:42 | Link permamente

    Gostava só de dizer a nossa parceira MARIA CONCEIÇÃO que o nome em maiúsculas equivale ao mesmo e que gritar o próprio nome mostra alguma falta de tino.

    Estou a brincar.

    Pelo que ouvi dizer, a ferramenta clone tool e a opacity do photoshop foi inspirada neste «artista» William H. Mumler.

  • 13
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
    15 de Abril de 2009 - 13:52 | Link permamente

    Alias, na nossa actualidade desportiva, muitos fotógrafos conseguem essa proeza.. graças as suas maquinas fotográficas milionárias.

    Olha um exemplo de um jornalista de O Jogo, quando o Quique veio para o SLB: http://tinyurl.com/csu3cx

    Sem muitas avarias.

  • 14
    MARIA CONCEIÇÃO
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    15 de Abril de 2009 - 17:37 | Link permamente

    Amigo Valter,
    não tenho culpa de ter a mania das grandezas, de ser mal educada, e de chamar nomes ao meu próprio nome.
    Para além do mais pertenço à categoria dos invisuais,(tenho uma grande dose de miopia) por isso, podes perceber agora….o porquê de precisar de ver o mundo com letras grandes….

  • 15
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows Vista Windows Vista
    15 de Abril de 2009 - 21:49 | Link permamente

    Amiga Maria,

    Lido diariamente com uma pessoa na mesma situação que a senhora, mas noto alguma má recepção a minha piada. Peço desculpa, não era para ofender.. sabe como é, a malta gosta de brincar e muitas vezes estica-se mais do que deveria.

    Como pessoa de bem que sou, vou deixar a próxima piada de fora e esperar que o Marco se manifeste ali com a foto do jornalista do O Jogo.

  • 16
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows XP Windows XP
    15 de Abril de 2009 - 23:20 | Link permamente

    Que curioso eu tenho um artigo no blog com o título:
    O Físico Que Fotografou Espíritos.
    Que narra as experiências de William Crookes para provar que o espiritismo era uma farsa.

  • 17
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    16 de Abril de 2009 - 12:38 | Link permamente

    Olá Valter
    Está sanado o mal entendido.
    Olá Francisco.
    Não necessitamos provar a existência de espiritos. Todos somos espiritos imortais encarnados, temporariamente, num corpo que é a vestimenta da alma, e que estamos aqui para progredir até ao infinito…para depurarmos a nossa alma. Para aprendermos as lições, superar os obstáculos que se nos deparam na nossa existencia. Teremos que vir aqui, ou a outros mundos (porque não existe só a Terra, habitada por seres), para colher o que cada um semea…
    Lá porque não acreditamos na existencia de “algo” não quer dizer que não exista. Que
    seriam das bactérias e dos micróbios, que ficariam no anonimato, não fossem os microscópios…pois a nossa capacidade visual é tão deficiente…

  • 18
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    16 de Abril de 2009 - 12:54 | Link permamente

    Mas provar que o “espiritismo era uma farsa”, isso é mais dificil.
    Espiritismo é uma filosofia, ciencia e doutrina.
    O espiritismo pode bem sobreviver sem os Espiritos.
    Aliás há alguns -” centros espiritas” que se dedicam inicialmente em exclusivo ao estudo dessa doutrina, funcionando apenas como escolas.
    Não é obrigatório terem sessões espiritas.
    As pessoas podem tentar comunicar com as almas de outro mundo, o que não aconselho. E isso acontece desde as civilizações mais antigas.

  • 19
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    16 de Abril de 2009 - 17:31 | Link permamente

    Olá amigos .
    :o
    Por falar em fotografia e fotógrafos, espíritos e afins…

    http://www.geb-portugal.org/Admin/Ficheiros/REVISTAV167.pdf

    e já agora vejam no site
    http://www.caldasrainha.net/lucas/
    provas científicas do assunto que estamos a focar.

  • 20
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows Vista Windows Vista
    20 de Abril de 2009 - 10:44 | Link permamente

    Olá Maria e restantes leitores,

    Essa tua ultima contribuição foi muito boa para o esclarecimento geral.
    As vezes as pessoas não acreditam por preconceitos.
    Pré-julgamentos antes ainda de se conhecer uma dada matéria.

    Falar é fácil, difícil é falar com conhecimento de causa.

    Um abraço a todos os leitores
    César Oliveira

  • 21
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    20 de Abril de 2009 - 17:29 | Link permamente

    Olá César.

    Realmente tenho amigos que entendem que acreditar em algo que a maioria não acredita, é denuncia de fraqueza.
    Outros há que tem receio de falar até nesses ditos “espiritos”, o melhor, dizem eles é não acreditar nem falar, não “vá o diabo tecê-las e terem que um dia destes enfrentar um “á porta de casa”!. :
    Pessoalmente acho que a melhor maneira de enfrentar algo é conhecer a fundo o que nos intriga, para melhor nos podermos defender.
    Depois chegamos à conclusão que não há nada de místico. Que afinal tudo passa pelo crivo das leis da Natureza.
    E o que é mais interessante é que tudo fica mais claro na nossa vida. Desaparecem as dúvidas. Tudo se encaixa como num puzle.
    Não é?
    Até a revolta que sentimos contra Deus, por não acudir as suas criaturas, nas alturas da aflição, desaparece para dar lugar ao amor.
    E começamos a descodificar aos poucos as parábolas de Jesus, que vem descritas no Evangelho.
    Deus espera pacientemente que nos esclareçamos, estudando o que se passa à nossa volta, para melhor o compreender.
    Não concordas?

    Abr. a todos

  • 22
    Cesar Oliveira
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Windows 7 Windows 7
    21 de Abril de 2009 - 15:47 | Link permamente

    Olá Maria e restantes leitores,

    Tens razão naquilo que dizes

    Um abraço
    Malainho

  • 23
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    22 de Abril de 2009 - 14:55 | Link permamente

    Diz o texto:

    «O Espiritismo – de uma forma simplificada, a crença segundo a qual é possível estabelecer contacto com os mortos e conhecer pormenores sobre o Além – tinha ocupado a mente do grande público a partir de 1850, com as célebres sessões espíritas das irmãs Fox.»

    Grossa asneira. Não chega ir a um dicionário e sacar uma definição. os dicionários não são a Verdade. Espiritismo é uma coisa, Moder Spiritualism é outra, e chicos-espertos são ainda outra coisa. Também os há na Medicina e não é por isso que a Medicina é “mentira”.

    Sugiro estudo. É sempre deprimente ver alguém a falar com suposta autoridade daquilo que ignora totalmente.

  • 24
    com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    22 de Abril de 2009 - 16:00 | Link permamente

    E eu a pensar que no «espiritismo» se acreditava que é possível estabelecer contacto com os mortos e conhecer pormenores sobre o Além. Grossa asneira, de facto. :wink:

    Já agora, André, sugiro calma. Nem toda a gente que não acredita no que tu acreditas tem falta de estudo, palas nos olhos ou excesso de arrogância. Lá dizia o Zappa que a mente é como um pára-quedas: só funciona quando está aberta. Concordo em absoluto, mas cada um é livre de «abrir» os mundos que desejar. E também concordo com esta frase do grande Carl Sagan: «Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias.»

    Da vossa parte leio muitas e extraordinárias afirmações – não há dúvida nenhuma quanto a isso.

  • 25
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    22 de Abril de 2009 - 21:52 | Link permamente

    Marco,

    És livre de proibir os meus comentários quando quiseres, que acatarei.
    Só que cansa andar décadas a ouvir os mesmos argumentos estafados de quem quando procura alguma coisa acerca de “Espiritismo”, em vez de estudar Espiritismo, vai ao Skeptikal Enquirer, em vez de ESTUDAR e se informar.

    “Espíritos existem? Atão vão ó Randi e façam um aparecer!”. Cansa! Cometas existem? Então façam aparecer um!

    O que é curioso é que a outras filosofias ninguém pede provas. Aos materialistas, aos niilistas, aos católicos que acreditam que vinho vira sangue, tudo ok. Porque será?…

    O Espiritismo, como já disse, é uma filosofia que defende a existência de Deus, imortalidade da alma, reencarnação, e vida inteligente (e não inteligente) fora do planeta Terra. Carl Sagan acreditava nisso também!

    Ora nós não podemos provar Deus (ninguém pode provar que existe nem que não existe, nem sequer se sabe O que é Deus). Não podemos provar a vida fora da Terra. Mas é preciso alguém andar distraido para não saber que há século e meio de pesquisa séria que aponta para a realidade da imortalidade.

    Achas “extraordinário”? Apenas porque a cultura vigente te fez ver, até agora, a imortalidade da alma envolta no manto do Fantástico e do Místico. E convenhamos que pegar nas façanhas de um qualquer charlatão para “provar” alguma coisa, é desonestidade intelectual ou superficialidade.

    Charlatanaria sempre houve em tudo. Como afirmei, o facto de os curandeiros de meia tijela afirmarem que a banha da cobra cura tudo, não desonra a Medicina.

    Se leres por exemplo um ou dois livros de Ian Stevenson, talvez constates que há essas tais provas que consideras extraordinárias devido ao teu envolvimento cultural. Stevenson era professor universitário, médico psiquiatra e cientista. Estudou casos que sugerem reencarnação. No Ocidente era ridicularizado porque queria provar uma estupidez. No Oriente era ridicularizado porque queira provar o óbvio.

    Serão Stevenson e centenas de outros cientistas idóneos, espíritas ou não (Stebvenson não era), todos uns bêbados alucinados? Será um Prémio Nobel como Richet um ingénuo tão grande que passe anos a estudar a fenomenologia mediúnica, afirme que é real a existência do Espírito, e tudo não passe de um devaneio ou de loucura? É génio para o Nobel e louco para a Metapsíquica?

    Consideras a minha intervenção arrogante. Ok, mas como achas que me sinto ao ver associado o termo “Espiritismo” com a actividade de um tipo que fazia montagens fotográficas? Sinto-me vilipendiado!

    O Espiritismo é rigoroso voluntariado. Eu pago uma quota, voluntariamente, para manter ajudar a manter o centro em que colaboro. Achas que me sinto confortável ao ver décadas a fio a falácia de que os espíritas fazem montagens fotográficas e vendem às pessoas?

    As pessoas crerem ou não é-me indiferente. O Espírito não é uma questão de crença, é uma realidade tangível, estudada por séciulo e meio e constatada desde sempre. Chegará a vez de cada um constatar que assim é. Não se trata de iluminações místicas, trata-se de factos. Só que, como os cometas, não passam quando a gente quer. É preciso estar de telescópio na mão e esperar.

    Ainda assim, se me disserem que não, eu aceito totalmente. Aceito todas as crenças e descrenças. Difamação e superficialidade quase leviana, isso não aceito.

  • 26
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    22 de Abril de 2009 - 22:51 | Link permamente

    A propósito de Zappa, nunca é demais lembrar que não se deve ingerir a neve amarela… :wink:

    • 27
      com Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
      23 de Abril de 2009 - 01:19 | Link permamente

      Conheces Zappa, esse grande músico e notável céptico? Ainda há esperança para ti, meu rapaz ;)

  • 28
    Maria Correia
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    23 de Abril de 2009 - 11:39 | Link permamente

    Um bravo ao comentário/explicação do André Afosnso!
    Penso exactamente como ele…

  • 29
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    23 de Abril de 2009 - 12:55 | Link permamente

    Olá Francisco.
    Estou contente por teres colocado este artigo em discussão.
    Antes de mais, porque da discussão nasce a luz. A dúvida deve ser sempre o ponto de partida para chegar a uma certeza. Aliás aprendemos que Dèscartes utilizou esse metodo para provar a sua filosofia.
    Estou a aprender imenso com todos vós.
    Estou a lidar com gente inteligente e isso agrada-me!.
    Aliás toda a minha vida duvidei. Fui sempre uma espécie de “Mafaldinha contestatária”.
    Duvidei de tudo o que me tinham ensinado, das falsas respostas ás questões. E revoltava-me. Sempre fui uma revoltada.
    Não encontrava explicações para tanta desigualdade e injustiça. Duividei da existencia dessa Suprema inteligencia do universo que só via como sendo um espirito vingativo, parcial e só pai ou criador de alguns, dos ricos , porque os deserdados da Terra, esses estavam votados ao abandono…
    Então começei a estudar a maior parte das religiões a fundo.
    Não encontrava nada que me “enchesse as medidas”. Os dogmas e rituais e superstições então, de todas as religiões não me diziam nada.
    E foi assim que eu constestei tudo e todos.
    Depois também esses médiuns que se metem com espiritos inferiores a que denominamos bruxos, para satisfazerem os caprichos de todos quantos lá aparecem, extorquindo os desgraçados… Bem como esses a gente ainda fica mais revoltada.
    Um dia fui, no gozo, acompanhar alguem que necessitava de muita ajuda, a um Centro Espirita. E fui a medo, sem ninguém da minha familia desconfiar. Pois em casa eu tinha quase que proibido os membros da familia mais novos de frequentar tais sitios…
    E sabem o que me aconteceu?
    Logo mais vos contarei porque agora está na hora de ir almoçar e só tenho poucois minutos.

  • 30
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    23 de Abril de 2009 - 13:30 | Link permamente

    Olá Marco,

    Qualquer espírita que se preze é tão cépico como Zappa. E qualquer espírita que se preze tem razões para rir (e algumas para chorar…) com o Cosmik Debris. É que a luta contra a crendice e a exploração da ignorância alheia é uma constante.

    Um espírita crê em Deus. Tem essa crença, essa convicção, baseado em motivos filosóficos. Tal como os materialistas não crêem em Deus pelos motivos contrários, mas que se equivalem. Claro que para nós, espíritas, Deus não o velhinho Jeová de barbas brancas decalcado do Zeus da Antiguidade Clássica. Para nós, Deus é Espírito.

    Quanto ao resto da crença espírita, funda-se em bases racionais e que a seu tempo serão confirmadas ou desmentidas pela Ciência. Vê o caso da vida extra-terrestre, que os materialistas admitem, mas os religiosos não, porque lhes nega o dogma da encarnação de Deus sobre a Terra na figira de Jesus de Nazaré.

    Numa coisa os materistas e os religiosos costuma estar de acordo: para ambos, não existe Espírito. Os religisoso crêem no Dia do Juízo Final, quando os mortos se levantarão das tumbas. Vai ser lindo, o Bill gates a confabular com um viking sobre a Descoberta da América. E espaço para tanto pessoal? E a demora do julgamento, com os atrasos dos tribunais, nem quer pensar…

    Aos materialistas pirrónicos, não adianta falar-lhes da existência do Espírito, porque à partida negam, e deitam mão de todas as “explicações” para negar as mais sérias investigações científicas. Eu diariamente tenho provas de que nós somos Espíritas e vivemos para lá da morte do corpo. Eu não o pretendo provar a ninguém. Para os cientistas que pretendem verificar se é verdade ou não, a dificuldade são os meios laboratoriais e o estar-se a lidar com seres inteligentes e não com micróbios, por exemplo. Sabes bem que as primeiras teorias sobre a existência dos microorganismos foram escarnecidas. Faltava inventar o microscópio…

    As grandes verdades começam sempre por ser grandes blasfémias - não foi Bernard shaw, o grande filósofo ateísta que o disse?

    Nota1 – Vejam no relato da maria o que pensamos acerca da actividade dos Mistery Men de que fala a canção de Zappa.

    Nota2 – Olá Maria Correia, Bem-Haja!

  • 31
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    23 de Abril de 2009 - 17:25 | Link permamente

    Olá estou cá de novo.

    Bem então é assim. Essa pessoa que precisava de ajuda estava com aquilo que me explicaram mais tarde no Centro Espírita, – com uma obsessão ou seja uma doença do espírito. Pois é, ela desconfia que foi de fazer o “jogo dos copos”. Por brincadeira, com uns amigos, começaram a invocar os espíritos. E sabem que eu e ela ficamos a saber que quando se invocam os espíritos, sem ser para um estudo sério, abre-se as portas a qualquer espírito – os espíritos que estão à mão e que são por norma os espiritos zombeteiros, ociosos, etc, que gozam os vivos que se fartam. Não dizem nada útil, só parvoices. No fundo eles são como os encarnados- os vivos. Não é por morrerem que ficam mais sábios, mais inteligentes ou mais sensíveis. Se São grosseiros, orgulhosos antes de morrer, continuam tal e qual conservando a sua individualidade, tal como quando estavam vivos.
    Então a tal “obsessão” dos espíritos pode desencadear graves problemas de saúde fisico e mental. E essa pessoa de quem vos falo, tinha uma vontade terrível e obsessiva de se matar.
    Já tinha corrido centros “espiritualistas” que diferem de centros espiritas. Naqueles, há rituais e as pessoas pagam pelos serviços. Ela lembra-se de ter ido a um terreiro de Camdomblé, nem sei se está bem escrito. Lá viu pessoas que bebiam cachaça, faziam fumarolas, dançavam, etc….Tal e qual como os espíritos com quem eles comunicavam..
    Ela não se curou. E pagou muitos euros.
    Andou por bruxos, também não resolveu e cobraram-se bem.
    Mas antes de tudo isto ela tinha passado por muitos psicólogos e psiquiatras que a queriam meter num manicómio.
    Imaginem que há muitas pessoas nessas casas que devaim ser devidamente tratadas
    por entendidos na matéria.
    Finalmente um médico que deve ser espírita, aconselhou-a a tratar-se num Centro espírita. mas não lhe adiantou pormenores.
    Bem essa pessoa queria levar uns óculos escuros para o caso de por lá haverem “coisas a mexer” ela poder fechar os olhos. Eu não. Eu queria levar uns binóculos para poder arregalar os olhos para depois contar tudo o que vi.
    Depois disse-me ela que ia levar o livro de cheques…Pois que não conhecia ninguém que desse nada de borla. Se até os padres, cuja missão é a de conduzir o rebanho cobram-se dos favores espirituais…de rezar pelos mortos, etc… ela ia precavida…

  • 32
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    23 de Abril de 2009 - 18:14 | Link permamente

    Olá, outra vez.

    Queria que refletissem com a duvida que eu e ela tivemos na altura. Que amanhã vos explicarei, tal como me foi explicado- posteriormente .

    Porque é que essa pessoa que estava tão doente espiritualmente, sofrendo dessa influência nefasta dos espiritos inferiores, ou sendo obsediada, porque não foi curada, nem pelos bruxos, nem pelos médicos nem pelo padre da terra dela, nem pelos curandeiros dos terreiros por onde ela andou ?

    Porque é que tantas pessoas sofrem muito, apesar de haver padres e curandeiros que
    se dedicam a tirar os espiritos ou “encostos” como eles lhe chamam?

    Só para vos levantar um pouco da ponta do véu, vou dizer-lhes que um dia assisti a um padre a querer exorcisar uma rapariga que levantava sózinha no ar, guarda vestidos.
    Quando o padre se abeirou dela com o crucifixo, ela vociferando mandou-o ter com a amante e disse o nome dela e tudo e ali mesmo ficou toda a gente presente conhecedor da vida do padre….que acabou por se retirar, não ficassem as pessoas a saber demais….

  • 33
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows 7 Windows 7
    23 de Abril de 2009 - 18:16 | Link permamente

    Caro Marco,

    Se o teu objectivo com este post era desmentir a existência de Deus e da imortalidade da alma, falhaste completamente.
    Quais os motivos que te levaram a isso ? Só tu os sabes.
    Como jornalista de formação devias saber que só se deve passar informação quando se está informado.
    Mas olha, não és o único a errar nessa matéria, sem que isso te sirva como desculpa.
    O Jornalista também não sabe tudo, mas sabe que o que transmite aos outros deve ser com base no conhecimento de um assunto.

    Se essas e outras atitudes dos materialistas continuam acabam por por o materialismo no ridículo.

    Apesar do teu objectivo de denegrir a existência de Deus e da imortalidade da alma acabaste por involuntariamente proporcionar oportunidade na blogosfera para que se possam esclarecer muitas confusões.

    Por isso estás perdoado hehehe estou a brincar

    Cumprimentos
    César Oliveira

  • 34
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    23 de Abril de 2009 - 18:41 | Link permamente

    César, o objectivo deste post era contar a história de um aldrabão chamado William Mumler. Ponto final.

    Pensar que o objectivo do post era desmentir a existência de Deus e da imortalidade da alma – como se isso fosse possível aqui ou em qualquer lado do mundo – é demasiado delirante.

    Quando quero falar de algum tema, sou absolutamente inequívoco. Não preciso de ir buscar histórias nem estou com meias-medidas nem falinhas mansas. Não faz o meu género.
    E se por acaso eu quiser escrever sobre as razões pelas quais não acredito em Deus ou na imortalidade da alma com certeza absoluta que o farei enquanto pessoa e não enquanto jornalista. E nunca pedirei desculpa a ninguém pela minha opinião nem permitirei que alguém me tome por parvo ou convencido ou arrogante ou materialista. A minha liberdade de expressão não é refém dos julgamentos morais dos outros.

    E já estou a ficar um bocado saturado de tanto espírito missionário. Aqui ninguém ofendeu ninguém. Aceitem a minha visão sem estar constantemente a inventar obscuros objectivos que não existem ou a querer ensinar-me a ética da minha profissão.

  • 35
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows 7 Windows 7
    23 de Abril de 2009 - 19:21 | Link permamente

    Marco, ainda bem que a tua intenção foi contar a história do aldrabão do fotografo.
    Agora que isso nada tenha a ver com espiritismo.
    Pelas razões já muito demonstradas.

    Escreve sobre o que quiseres, ainda que sejam asneiras

    O blogue é teu meu caro

    Cumprimentos
    César Oliveira

    • 36
      com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
      23 de Abril de 2009 - 19:34 | Link permamente

      Sim, César, eu hoje nem vou conseguir adormecer preocupado com o que tu consideras ser as minhas asneiras.
      E logo que tu que entraste na discussão como uma pessoa razoável e dialogante e te despedes dela como um fanático.

      Como eu já te disse e volto a repetir: A MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO ESTÁ REFÉM DOS TEUS JULGAMENTOS E DAS TUAS CRENÇAS.
      Assim em maiúsculas, a ver se finalmente entendes.

  • 37
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows Vista Windows Vista
    23 de Abril de 2009 - 20:44 | Link permamente

    Caro Marco,

    Fanático, eu, hehehe, não meu caro Marco.
    Apenas gosto de ver cada macaco no seu galho.
    só isso.
    Se não colocamos cada macaco no seu galho a confusão instala-se

    Quanto à tua liberdade para escrever é total

    As asneiras de que falo são a relação que fizes-te por exemplo entre espiritismo e o o fotografo que ganhava dinheiro a tirar fotos a supostos espíritos.

    Sabes, eu já fiz alguns trabalhos em centros espíritas e garanto-te que até hoje não recebi um tostão de quem quer que seja.

    Se tiveres um problema “espiritual” eu não te cobro um tostão por te ajudar.
    Agora se me pedires para te fazer um site ou uma aplicação então a conversa é outra.

    Cumprimentos
    César Oliveira

  • 38
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    24 de Abril de 2009 - 02:59 | Link permamente

    Desafio-te a encontrares no texto alguma relação directa entre a aldrabice do fotógrafo e as tuas convicções. Se a encontras, é um problema teu, não é meu e muito menos deste blogue.
    E que tenho eu a ver se vocês cobram ou não cobram dinheiro? Quero lá saber. Isso não é assunto do post, embora tu teimes em dizer que sim.

  • 39
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    24 de Abril de 2009 - 10:03 | Link permamente

    Olá amigos.

    Mais uma vez agradeço a quem colocou o tema em questão, em discussão.
    Não é necessário que se exaltem os ânimos, porque tudo serve para aprendermos, eternos alunos e professores que somos uns para os outros, nesta vida.
    Portanto como só posso escrever aos poucos, porque não disponho de muito tempo, queria perguntar-lhes, na sequencia do que vos venho a contar, se alguém sabe de que se trata a Lei Natural – Acção- reação, a Lei da Causa e efeito, a Lei da sintonia ou vibrações do pensamento e ” o Merecimento de cada um” , para depois entenderem a exlicação à resposta que à hora de almoço vos darei, tal como me foi explicada e posteriormente estudada por mim, pois que não gosto que os outros façam o meu trabalho. Gosto de estudar, entender e gosto sobretudo de complicar a vida aos outros, obrigando-os a estudar para que possam rebater as minhas ideias.

    Abraço e até logo.

  • 40
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Windows 7 Windows 7
    24 de Abril de 2009 - 11:12 | Link permamente

    Olá Maria, Marco e restantes leitores,

    O que tu dizes é bem verdade Maria

    Só temos a agradecer ao Marco por ele ter publicado este post no seu blogue.
    Temos a agradecer porque assim foi possível se esclarecerem certas coisas que permaneciam obscuras.

    Cumprimentos
    César Oliveira

  • 41
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    24 de Abril de 2009 - 12:35 | Link permamente

    “Desafio-te a encontrares no texto alguma relação directa entre a aldrabice do fotógrafo e as tuas convicções.”

    Olá Marco, acho que tem a ver com o facto de aparecem no texto segmas constituídos pelo adjectivo “espíritas”, passando assim uma ideia errada e associando charlatão à doutrina; sobre o asunto eu já tinha deixado um comentário, creio que no outro lado….

  • 42
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    24 de Abril de 2009 - 18:25 | Link permamente

    Olá amigos:

    Bem sei que devem estar á espera que vos conte logo tudo de uma vez.

    Mas nunca me entenderão se não fizerem um esforço e estudar algo.
    No fim de semana peço-vos para que nós, uns e outros fiquemos a saber algo desta e para me poderem dar luta, que estudem um pouco, combinado?

    E gostaria que me rebatessem ou argumentassem, senão isto assim não tem piada nenhuma.
    Eu não me zango, a sério.
    Desde que não sejam grosseiros ou mal educados, podem trazer à vontade as vossas luvas de box.

    Gritem à vontade, escrevendo as letras maisculas, que eu sou surda!

    Até lá, vejam estes sites, p.f.

    http://www.portaldareencarnacao.com.br/transcomunicacao_instrumental.php
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_causa_e_efeito_(Doutrina_Esp%C3%ADrita) Lei da causa e efeito
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Evolu%C3%A7%C3%A3o Lei da evolução
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Reencarna%C3%A7%C3%A3o – Reencarnação
    http://adeportugal.org/mambo/
    http://www.ameporto.org/
    http://www.autoresespiritasclassicos.com/
    http://www.geb-portugal.org/Admin/Ficheiros/REVISTAV167.pdf
    http://www.caldasrainha.net/lucas/

    Um abraço para todos e bom fim de semana!

  • 43
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Fedora 10 Fedora 10
    24 de Abril de 2009 - 23:11 | Link permamente

    :-)

  • 44
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Fedora 10 Fedora 10
    24 de Abril de 2009 - 23:31 | Link permamente

    Marco,

    Sabe que entre os blogues que escrevo e/ou mantenho encontra-se o adorável blogue de culinária de minha esposa, que teve a proeza de ser considerado um dos 10 melhores blogues com podcast do mundo, pela revista alemã Deutsche Welle. Na altura demos entrevista à RTP, ao Público e a própria Deutsche Welle, por sermos, por estarmos em Portugal entre os dois únicos blogues escritos em português entre os selecionados. O blogue dela, medido em páginas vistas ultrapassou aos 1.000.000 de visitas em menos de três meses. Um verdadeiro sucesso.
    Mas por trás do sucesso veio uma coisa realmente muito chata. A quantidade de mensagens que recebíamos com links para sites de casino, livrarias, sexo e, não podia deixar de ser, doutrinas religiosas, explodiu. Centenas por dia. realmente não dava para mediar tantos eram os email dos “wordpresses” ou “php-nukes” informando sobre os novos “comentários”.
    Não posso ser mais direto que isto, já o sugeri lá do outro lado mas agora serei bastante claro: sobre diferentes motivos estão sempre a colocar links para os mesmos. Marco, isto é spam e nada mais. Não adianta se aborrecer. É só isso que conseguirá com a abertura dos comentários. Viste isto no site do Público, e podes encontrar no do Record, Expresso. Etc. Só que lá um maluco fica avaliando todos os conteúdos para barrar os que tenham links para propaganda de qualquer espécie. O objetivo é associar as palavra espiritismo aos links para os sites que divulgam. E como o teu site aparece na primeira página, é ele a bola da vez. É só isto. Solução que tive: bloquiei os comentários.

  • 45
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
    24 de Abril de 2009 - 23:40 | Link permamente

    @Denise, como eu já disse e volto a repetir: não tenho paciência para fanáticos.

    @GavezDois, não vou bloquear os comentários. Metam os links que quiserem. A pessoa que os colocou até tem sido correcta e simpática. Isso não me incomoda.
    E trata-me por tu. Somos demasiado jovens para essas palermices pré-revolucionárias :mrgreen:

  • 46
    com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Fedora 10 Fedora 10
    25 de Abril de 2009 - 00:17 | Link permamente

    Sou português, mas nasci no Brasil e por lá fiquei até os 28, em 88, quando vim para Portugal. Lá as parlermices são outras, passamos longe da revolução e o tratar por “você” equivale ao “tu” daqui. Herança colonial. Vossa mercê há de compreender. Mas obrigado, mesmo assim. :-)

  • 47
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    25 de Abril de 2009 - 00:59 | Link permamente

    G2, o mail não chegou, mas deixe lá que a fanática retira-se emudecida e recolhe-se no silêncio da leitura para não mais importunar a paciência alheia…
    :(

    • 48
      com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
      25 de Abril de 2009 - 01:10 | Link permamente

      Denise: daqui lhe envio um beijinho reconciliatório, vá.
      Mas chega de espiritismo nos próximos séculos, está bem? Tenho outras prioridades e já sou grandinho o suficiente para as saber escolher sozinho. ;)

  • 49
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    25 de Abril de 2009 - 01:23 | Link permamente

    Amuo sanado :)
    Quanto ao resto, poupo-o nos próximos milénios mas olhe que, quanto a mim, não me imiscui nas suas escolhas. Alertei apenas ara um pormenor de âmbito linguístico-conceptual. Uma questão de rigor, apenas isso.
    Cruzar-nos-emos na caixa de comentário de outros posts.
    Até lá,
    boas teclas ;)

    • 50
      com Firefox 3.0.9 Firefox 3.0.9 em Ubuntu 9.04 x64 Ubuntu 9.04 x64
      25 de Abril de 2009 - 01:54 | Link permamente

      LOL Denise: não foi amuo, foi falta de paciência mesmo. Você é exímia a escolher as palavras. Deve ser a tal questão do rigor.

  • 51
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    25 de Abril de 2009 - 11:11 | Link permamente

    A ironia passa-me ao lado, Marco, pois que me referia ao MEU amuo quando ameacei silêncio depois da SUA acusação de fanatismo e que sarou com o seu beijinho reconciliatório ;)
    E agora com licença, vou botar faladura noutro post seu que me agradou.
    Bom dia!

  • 52
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    27 de Abril de 2009 - 11:42 | Link permamente

    Olá Marco e amigos.

    Longe de mim converter alguém ou angariar adeptos para qualquer filosofia religiosa.
    Isso também não é possível porque cada um tem sua identidade, conhecimentos, convicções e momentos próprios para abraçar esta ou aquela ideologia religiosa.
    Além disso nunca tive vocação para vender o que quer que fosse a alguém.

    Mas o que me leva a esta oportunidade de vos escrever sobre este assunto, e só por isso estou agradecido à pessoa que orienta este blog, é simplesmente o facto do sofrimento de muitas pessoas e jovens que não tem quem as compreenda quando são tomadas de asalto com um problema espiritual desta envergadura.

    Imaginem o que é alguem inteligente, jovem, com um curso superior, com uma beleza relativa e não conseguir dormir (nem com sedativos), não ter vontade de se alimentar, ter os próprios familiares a acusarem-no de estar maluco, ter perdido os amigos porque não entendem o que se passa com ele. Os médicos esses, não lhe devolverem a saude e só dão como solução interná-lo numa casa de saude mental, para servir de cobaia aos seus estudos, quando ele entende que não tem nenhum desarranjo mental e é uma pessoa normal.
    Imaginem o sofrimento que é não pder namorar nem levar uma vida normal, só porque tem mediunidade acentuda, que o leva a sentir o mundo espiritual mais do que qualquer outra pessoa. Por isso é que, sendo uma pessoa sensível e tocando-me os problemas de muitas pessoas, não posso fazer como os demais e passar ao lado ou virar a cara.
    Mas se isto tanto incomodar os amigos, digam-mo abertamente que eu deixarei de os incomodar com o assunto. Apenas tenho em mente esclarecer os que a qualquer momento podem ter em mãos um problema destes.
    Abraço.

  • 53
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    27 de Abril de 2009 - 18:46 | Link permamente

    Olá a todos.

    Como parece não haver opositores por ora, então é assim.

    A pessoa de quem vos falei, autorizou-me a contar tudo isto, menos nomeá-la ou contar pormenores que a levem a identificá-la. Infelizmente isto não se trata de ficção.
    Se alguém v/ amigo ou conhecido estiver com um problema destes- não conseguir levar uma vida normal, se está em sofrimento que não vá a um bruxo, ou a um padre, a nenhum terreiro ou centro espiritualista.
    Que vá previamente a um médico. Se for diagnosticado ou houver indicio de doença fisica (pq também há doenças mentais que nada tem a ver com as doenças da alma de que vos falei – obsessão, fascinação e ou subjugação ) algo que se resolva com medicamentos, tudo bem. Mas, se depois de ter sido sujeito a um, dois, tres médicos e o tratamento prescrito for ineficaz, então o assunto é mais sério e exige o tratamento de um “médico da alma”.
    Um, bruxo não resolve o assunto porque normalmente invoca espiritos inferiores e ignorantes que só dão pistas erradas. Normalmente viram as pessoas doentes contra inocentes. Dizem que é a vizinha ou um familiar que lhe está a fazer mal, etc…e cobram-se bem.
    O padre diz logo que a pessoa está com o “diabo” e tenta enchutá-lo. Mas “o” ou “os espiritos obsessores” não lhe obecedem, porque o padre não tem uma moral irrepreensível e assim fica desautorizado moralmente para levar a cabo qualquer acção evangelizadora e conseguir que os ” espiritos malfeitores” deixem a vitima em paz.
    Só por sorte é que encontramos um padre com uma moral superior áqueles espiritos obsessores…..temos que compreender que eles são homens como nós sujeitos ás mesmas tentações e vicios que o comum dos mortais. Aliás, nós podemos esconder o nosso intimo aos vivos, mas aos mortos é impossível, porque eles topam logo as vibrações dos pensamentos que emanamos…. pela lei da afinidade nós atraimos os nossos iguais….

  • 54
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    27 de Abril de 2009 - 19:11 | Link permamente

    Ir a um terreiro, também não resolve pq está enchameado de espiritos inferiores e ignorantes, Espiritos que em vida só tinham vicios – beber, fumar, dançar, etc, daí que os médius que os invocam são fumadores, bebem cachaça e dançam… Ora os espiritos inferiores nada podem adiantar ou ajudar. Aí também pagam-se bem caro os serviços. É necessário, isso sim que os espiritos obsessores sejam comandados e obedeçam irrestivelmente a uma pessoa que tenha um espirito puro, pelo menos mais puro que o dos espiritos perturbadores, para sobre eles temham autoridade moral.
    Para além do mais, os espiritos obsessores são a alma dos que abandonaram o corpo por morte, já viveram na Terra, por isso, tal como aqui, tem que ser tratados com respeito, compreensão e amor.

    A pessoa que sofre e está a ser vitima de obsessão tem que ser sujeita a tratamento num Centro Espírita” através de “passes magnéticos e água fluidificada”, e de preces e tem que aprender uma série de coisas que lhe vão ser explicadas, ensinadas e completadas com palestras e com o estudo da chamada codificação (5 livros) cujo estudo e compilação foi levado a cabo pelo cientista e poliglota (falava 6 linguas) – Allan Kardec.
    São eles: Os Livros dos Espiritos(que trata da parte filosófica da doutrina espirita) o Livro dos Médiuns (trata da parte científica) e o Evangelho segundo o Espiritismo (que trata da ética ou moral desta ciencia filosófica.

    O que está em questão nesta doutrina é a reforma íntima da ou das pessoas. Todo o mal que nós sofremos tem a ver com aquilo que semeamos ainda nesta ou noutra vida.
    Tem a ver “com o mal que fazemos aos outros “. O mundo funciona como um espelho. Ele reflete, tornando-se reversível portanto, o bem ou o mal que nós projectamos. Daí que todos nós somos arquitectos da nossa propria vida. Então, assim sendo, nós compreendemos que Deus não é vingativo, não é punitivo. Pela lei da “acção-reacção”
    efeito-causa, entendemos que qualquer acção ou pensamento nosso desencadeia igualmente uma outra acção com a mesma força e na mesma direcção e sentido inverso.
    Olhem para o “v/ teclado tab com essas duas setas” .

  • 55
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    27 de Abril de 2009 - 19:28 | Link permamente

    Agora a explicação do porquê que muitas pessoas ficam com doenças do espirito.

    Como sabem todos nós – os vivos- somos “médiuns” uns menos outros mais ostensivos. O médium é o meio, ligação ou ponte de que se serve o mundo espiritual para comunicar com o meio material. Assim os espiritos servem-se de nós para se manifestarem… Assim como nós podemos entrar em comunicação com o mundo espiritual.
    Quando as pessoas tem muitos vicios e apego material- entram em sintonia vibratória e atraem os seus iguais. Ou seja as suas companhias vão ser espiritos tb viciados e com amor à riqueza, por exemplo. Por simpatia todos nós temos companhias espirituais que se afinizam conosco- com a nossa forma de pensar, agir, com os nossos gostos, etc…
    Todos os locais, seja de diversão, seja de cultura, seja habitações, etc, estão povoados de espiritos que se afinizam com as pessoas e actividades próprias daqueles locais.
    Ora os espíritos infelizes, e inferiores é que nos provocam mal estar, sofrimento e até doenças físicas.
    Porque os espiritos do bem, da Verdade, da Luz. do amor, do conhecimento, que são denominados os Espiriotos superiores, esses só nos provocam felicidade, alegria, boa disposição, saúde….
    E é assim que os nossos defeitos atraem os espiritos imperfeitos. É a nossa imperfeição que atrai os espiritos vingativos…. Daí que há todo o interesse em nos tornarmos cada vez mais perfeitos, mais humildes, mais humanos, mais tolerante, mais amorosos.

    Por hoje é tudo, pois não tenho mais tempo.

    Desculpem, mas amanhã há mais.
    Abraço e façam perguntas que eu vos responderei.

  • 56
    maria
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    27 de Maio de 2009 - 18:46 | Link permamente

    Olá amigos,
    Para quem é católico, tem aqui um site interessante.
    Verifiquem.

    http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20Página/Santo%20Antônio%20de%20Pádua.htm

    e já agora vejam os sinais dos últimos tempos.

    http://www.derradeirasgracas.com/3.%20Os%20Sinais%20do%20Apocalipse/1.%20Menu%20dos%20Sinais%2001.htm

    Abr.