O Twitter para além da moda

Publicado por Marco Santos [16/Abril/2008]. Categoria: Blogosfera

Relacionado (ou não): O Twitter e o declínio dos blogues [7/Abril/2009]
Marcadores:

Eduardo Maio escreveu no blogue pessoal de Daniel Marques um post lúcido e muito acertado sobre o Twitter, espécie de telemóvel da blogosfera através do qual bloggers enviam mensagens SMS tão inconsequentes como os novos ciclos do Luís Filipe Vieira. Tudo muito hype, tudo muito Web 2.0, ou seja, tudo muito viva a forma, que se lixe o conteúdo.

  1. Nuno Pinheiro
    pode (ou não!) estar a usar Konqueror Konqueror 3.5 em Linux Linux

    yep :).
    BTW fiz uns avatars para twitter :) zero conteudo 100% hype.
    Democracia ala web. “if they wnat it, you will buid it”

  2. Mário Gamito
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows Vista

    Nem mais, também já tinha escrito sobre essa pepineira há dias:
    http://www.absinto.org/eu/i-am-being-followed

  3. Francisco Costa
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows XP

    Essas ideias também eu tinha até começar a utilizar o serviço… Depois aprecebi-me que a realidade é completamente diferente e o potêncial é enorme.
    É uma mistura de blogs com chat.
    Aliás, penso que é bem mais interessante que qualquer Instant Messaging Service pois permite a divulgação de conteúdo a qualquer pessoa (também se pode restringir o conteúdo apenas para “amigos”) e navegar por ordem cronológica.
    Ao autor e aos que partilham da mesma ideia desafio-os a experimentarem um pouco mais e muito possivelmente se deixaram seduzir…
    Cumprimentos

  4. Paulo Querido
    pode (ou não!) estar a usar Safari Safari 525.13 em Mac OS Mac OS X

    Há 5 anos, quando a blogosfera portuguesa começou, o número de “geeks” e geeks com blogues era diminuto e os raros que o tinham era zurzidos nos foruns, gildots e outras coisas do género. Blogues eram coisa de roto, ninguém que não soubesse HTML e FTP e rezasse 10 x ao dia a ladaínha Microsoft is evil era considerado como um ser com direito a publicar uma linha.

    Os geeks, “geeks” e wannabees, no sub-género português que é o mais retrógrado dos sub-classificados conhecidos neste e em todos os Universos, desdenhavam dos blogues. Aliás, este sub-género distingue-se por desdenhar de tudo o que tenha o mais leve cheiro a modernidade | não seja oriundo do seu próprio grupo ou da meia dúzia de DVI, Deuses Venerados Irracionalmente | seja referido como “o futuro”.

    Hoje, todos os geeks e “geeks” têm um blogue e acham-se os donos não sei bem do quê.

    Hoje, os “geeks” e os geeks e wannabees portugueses “acham” que o Twitter não passa de hype. Fixe. Pensarem e dizerrem isso é funciona para mim como uma garantia de que estamos realmente perante algo muito sério.

    Se não estivéssemos, a nossa geekosfera não reagia adversamente.

  5. Carlos
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP

    Concordo com o Francisco Costa, registei-me para tentar perceber melhor como funcionava e acho que têm muito potencial.

    abraço!

  6. Pedro Cavaco
    pode (ou não!) estar a usar Unbranded Firefox Unbranded Firefox 2.0.0.13 em Linux Linux

    Eu pensava o mesmo, até começar a usar, acho que o serviço merece essa hipótese.

  7. Cesário Dalta
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows Vista

    Que desgraça o nosso Benfica…

    Quanto ao twitter subscrevo o que o Francisco Costa disse. Quem está de fora (como eu estava) tem a leve sensação (como tu) de que o twitter é básico e é mais uma forma de spammar non-sense. A verdade é que este é um acervo com um potencial enorme e que se usado da melhor forma se pode transformar numa ferramenta poderosa da “nossa querida” Web 2.0

    Abraço!

  8. Marco
    pode (ou não!) estar a usar Unbranded Firefox Unbranded Firefox 2.0.0.15pre em Windows Windows XP

    Ena, essas discussões no Gildot parecem ter tido alguma influência no tom do teu comentário, Paulo! Só assim se explica que me tenhas reduzido a um estereótipo em meia-dúzia de palavras. Bem, se calhar o destinário da mensagem não serei eu, que nunca fui geek (com aspas ou sem aspas) e tão-pouco me deixei servir de peão nesse xadrez de vaidades e má educação em que se tornou o Gildot. Agora levar essa traulitada depois do Sporting ter ganho 5-3 ao Benfica? Porra! :neutral:
    Ainda a propósito do Gildot, deixa-me dizer-te, Paulo, que nunca me deixei impressionar pelos conhecimentos que alguém tem sobre determinado assunto; impressiona-me mais é a forma como os partilha. Como jornalista e auto-didacta geek, estou certo que compreendes e sabes valorizar o que estou a dizer.
    Um dos problemas dos geeks, já agora, é partirem do princípio de que o seu mundo é sempre maior do que o mundo que o rodeia. Isso tanto dá para um lado como para o outro, ou seja, tanto dá para quem defende como quem ataca o Twitter. Não me parece justo que alguém que manifeste desconfiança em relação às maravilhas do Twitter seja carimbado como alguém que desdenha a modernidade. Defendo a teoria – talvez esteja a ser demasiado ousado – de que existe modernidade para além do Twitter ou de outras inovações da Web 2.0. Poderei até dizer – e agora é que estou mesmo a abusar – que existem modernidades que me entusiasmam e outras que nem por isso e que não deixarei de me sentir bem enquadrado num mundo moderno e cheio de blogues só porque coloco algumas coisinhas de lado no prato em detrimento de outras que considero mais saborosas. Mas pronto, está mais que visto que os gostos se discutem, sobretudo na blogosfera. Ainda bem que é assim.

    Qualquer defensor do Twitter que queira ter disponibilidade para justificar as suas razões escrevendo um post como convidado do Bitaites, é favor contactar comigo. Terei todo o gosto em publicá-lo. Melhor: será uma honra. Tenho boas recordações de todas as vezes em que alguém me fez mudar de opinião. Por exemplo, não gostava de Jazz, e alguém me fez mudar de opinião. Obrigado, Pedro e Luís Carlos, pela humildade com que me demonstraram que era eu quem não tinha razão!

  9. Francisco Costa
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows XP

    O Pedro Cavaco já deu escreveu as suas razões, às quais me identifico.
    Podem ler mais aqui.

  10. Paulo Querido
    pode (ou não!) estar a usar Safari Safari 525.13 em Mac OS Mac OS X

    Passar a gostar de jazz foi uma boa evolução, diria eu ;)

    Confirmo: o meu tom amargo em relação a uma parte que, como bem classificaste, julga o seu mundo maior que qualquer outro (a soberba, eis algo que é absolutamente pindérico e merece logo o meu desdem), vem em boa medida da forma como decorriam “conversas” no Gildot onde eu participava. (O tom mantém-se por aí, eu é que já não participo).

    Ao contrário de ti, Marco, eu também me impressiono com os conhecimentos, e não apenas com a forma como são, ou não são, partilhados. Como calculas, poucos dos participantes do G. tinham a capacidade de me impressionar. E os poucos que tinham, impressionaram-me, muito justamente (tenho aprendido com alguns deles)

    Quanto ao Twitter, não é propriamente O único serviço, não disse nada disso. Mas devias prestar-lhe mais atenção ;)

  11. Ma
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP

    Tem potencial, mas não tem sido usado com sabedoria…

  12. Bruno Miguel
    pode (ou não!) estar a usar Epiphany Epiphany 2.20 em Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux

    Eu sou mais um que se mostrou bastante relutante em relação ao Twitter, até ter começado a utilizá-lo. E quem diz Twitter, diz Jaiku, Pownce e até Tumblr – embora este já seja um tanto ou quanto diferente, mas mais ou menos na mesma onda.
    O Twitter – e suis generis – é o que se faz dele. Pensa neste tipo de serviços como sendo barro e tu o oleiro. Com ele consegues criar o que queres, dentro do permitido pelo material. E, tal como o barro, o Twitter também é bastante “maleável”.

  13. Bruno Miguel
    pode (ou não!) estar a usar Epiphany Epiphany 2.20 em Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux

    @Ma
    Tens visto a utilização que _todos_ os utilizadores registados no Twitter dão ao serviço?

  14. Marco
    pode (ou não!) estar a usar Unbranded Firefox Unbranded Firefox 2.0.0.15pre em Windows Windows XP

    Bruno: o barro do meu blogue já me chega. Também com ele posso criar o que quiser. Se é pela interactividade, dispenso-a. Não preciso dela. Se é pelo chat, qual é a diferença para aqueles scripts que alguns blogues têm? Expliquem-me lá. Se é para ser moderno e safar-me às classificações do Paulo Querido, que venha ele outra vez dar-me nas orelhas gildotianas. :mrgreen: Se é pelo microblogging existem plugins para wordpress que me permitem criar asides e integrá-los como e quando desejar no layout, e com direito a comentários como nos posts normais.
    Isto sem desprimor do que disseste e sempre disposto a mudar de opinião se alguém me demonstrar que não tenho razão, nomeadamente dizendo-me o que é que de realmente novo o Twitter como ferramenta pode trazer a um blogger, para além daquilo que para mim me parece evidente: mais dispersão e menos foco para quem escreve. Gostei do post do Pedro Cavaco, a propósito, pela ironia, por estar bem escrito e por me chamar quase sportinguista (palhaço! :mrgreen: ), mas não fiquei convencido. Continuo a achar que o Eduardo Maio tem toda a razão. Aliás, sendo ele um gajo dos carros só pode ter mesmo é carradas de razão. :mrgreen:

    E estes smileys deviam ser vermelhos, porra. Já estou farto do verde.

  15. Daniel Marques
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP

    Marco, perca uma semana a tentar perceber o serviço. Depois no final concluirá que o tempo que perdeu foi a pensar que utilidade este teria para a sua vida. Ou seja, não o procurou porque os serviços são realmente úteis, mas procurou para de alguma forma não ser chamado de info-excluído e sacar a ferros uma utilidade para aquilo.

    O Hi5 também é um serviço muito útil e vanguardista para vida de algumas pessoas, para mim não o é. Tal como o Twitter não me diz nada, nem me oferece nada que outra ferramenta já não me ofereça. Serei gabarolas por isso? Será o meu mundo maior que qualquer outro, como quer o Paulo fazer crer?

    Cada um na sua e cada um arranja utilidade à sua medida. Para mim e para o Eduardo simplesmente não é útil. É uma crítica ao serviço legítima. Azedumes e outros variados são sinónimo de fundamentalismo.

    E eu, tal como o Marco, posso mudar de opinião se alguém me apontar uma utilidade que suprima uma das minhas necessidades.

  16. Marco
    pode (ou não!) estar a usar Unbranded Firefox Unbranded Firefox 2.0.0.15pre em Windows Windows XP

    Pois, Daniel, é exactamente isso que eu penso. As melhores ferramentas para os bloggers continuam a ser aquelas que podemos encontrar cá fora e que nos permitem alimentar o cérebro: livros, jornais, cinemas, discos, fotografias, quadros, os próprios computadores e a Internet enquanto ferramentas de comunicação e informação, por aí fora, consoante os interesses de cada um. Isso é que ajuda e é importante para quem tem um blogue. O Twitter? Não estou a ver.

  17. Bruno Miguel
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Linux Linux

    Como eu disse, o Twitter tem a utilidade que lhe deres. Pode servir de lembrete (o I Want Sandy está integrado no Twitter), podes criar listas (o Remember the Milk também está integrado), etc. Existem imensos serviços que podes utilizar com o Twitter; não é só dizer algumas coisas de quando em vez.
    Mas vai de cada um utilizar ou não, seja qual for a sua razão para o fazer ou não fazer.

    ps: concordo, a bonecada verde não dá com nada. :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

  18. Bruno Miguel
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Linux Linux

    Ah, esqueci-me. Até podes usar o Twitter para fazer inquéritos. O PollDaddy lançou uma funcionalidade que permite usar o Twitter como veículo para a realização de questionários. Mas claro, as respostas são dadas num site.

  19. Bruno Miguel
    pode (ou não!) estar a usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Linux Linux

    Mais um exemplo da utilidade do microblogging: link


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen: