Legislação para blogues? Nope.
Publicado por Marco Santos [27/Maio/2008]. Categoria: Blogosfera [17]Há uma frase que sintetiza a minha norma de conduta em várias circunstâncias: Máxima liberdade, máxima responsabilidade. Não é nada de original, mas é seguida por muitas pessoas mentalmente saudáveis. Não encontro nenhuma razão para que essa frase não seja aplicável à blogosfera.
Discute-se na sala PtBlogs do FriendFeed do Benjamim Júnior (Obvious) se a blogosfera deve ou não ser legislada e, em caso afirmativo, que tipo de legislação deve existir e quem deve participar na sua elaboração.
(O FriendFeed é um serviço com a capacidade de reunir, numa única página, todas as nossas múltiplas presenças na Web: blogue, Twitter, StumbleUpon, Digg, por aà fora. No FriendFeed é possÃvel também criarmos salas temáticas onde qualquer um pode participar na conversa. Mais pormenores aqui).
A discussão é interessante e resolvi trazê-la para o Bitaites.
Por princÃpio, embirro com movimentos legisladores na blogosfera. Digo isto porque na essência da blogosfera está precisamente a capacidade de ser auto-reguladora. Esta auto-regulação faz-se de uma forma livre, espontânea e aparentemente caótica, mas acaba por resultar porque o número de desrespeitadores não é suficiente para colocar em causa o seu funcionamento como um todo.
Não existe legislação neste meio, mas uma série de «leis» não-escritas que todos nós rapidamente aprendemos quando cá chegamos. A grande maioria acaba por segui-las, aceitá-las e defendê-las porque essas normas invisÃveis resultam de uma experiência tida em conjunto pelos bloggers ao longo dos anos - e não de orientações impostas por uma minoria, ainda que bem-intencionada.
Todos conhecemos essas leis não-escritas. Um exemplo: se copias um artigo, parcial ou totalmente, pagarás os meus direitos de autor através de uma hiperligação, não interessando se és um blogger da estratosfera ou acabadinho de chegar ao meio, pois as regras aplicam-se a todos independentemente da sua importância, visibilidade, influência ou hierarquia no Google. Outro exemplo: comentarás nos outros blogues com a correcção e cortesia que esperas ver nos teus próprios visitantes, não usando a caixa de comentários com o único objectivo de depositar o link para o teu blogue - é considerada uma atitude deselegante.
Se a ideia de uma legislação é criar uma espécie de código deontológico adaptado à blogosfera, eu pergunto: precisamos mesmo de códigos para além das normas sub-reptÃcias que já se encontram em funcionamento? Entre todos os critérios subjectivos ou objectivos usados para determinar o sucesso ou insucesso, a visibilidade ou invisibilidade de um blogue, não estará já incluÃdo o sentido de responsabilidade de cada um e a consciência de que a blogosfera é sempre uma discussão que funciona em vários sentidos e que quem falha arrisca-se ao isolamento? Bloggers inconsistentes, incoerentes, grosseiros, sensacionalistas ou ladrões de conteúdo terão assim tanta importância a ponto de os querermos manietar? Por que razão teremos necessidade de impor padrões de conduta a um espaço de liberdade?



























pode (ou não!) estar a usar
Data: 27/Maio/2008 | Hora: 21:52
O nome Blog deriva de Weblog, ou diário na net. Mais ou menos interessantes, não passam disso, diários. Querer legislar os blogs é o mesmo que querer legislar os diários com capa da Hello Kitty. Não, decididamente não concordo. Acho que o código deontológico já existe, chama-se educação e cortesia, e trolls haverá sempre, com ou sem leis.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 27/Maio/2008 | Hora: 23:24
Também concordo que não é necessário um "legislação" para os blogs, porque eles já estão sujeitos à legislação vigente e que rege a sociedade. Criar uma pseudo-legislação para os blogs era só perder tempo e seria algo que eu boicotaria até não poder mais!
pode (ou não!) estar a usar
Data: 28/Maio/2008 | Hora: 11:00
para além da educação e respeito que são necessários no nosso comportamento social por toda a vida, acho que não é necessário mais nada.
trazer polÃticas para a net… ya, claro. e depois, só iam aplicá-las a portugueses? a blogs em português? a blogs hostados em servidores nacionais? …
não contem com o meu voto
pode (ou não!) estar a usar
Data: 28/Maio/2008 | Hora: 11:05
Sofreria, invariavelmente, de um grande mal: legislação sem fiscalização é perfeitamente inútil. E como fiscalizar?
Como diz mbarreto… "Querer legislar os blogs é o mesmo que querer legislar os diários com capa da Hello Kitty."
pode (ou não!) estar a usar
Data: 28/Maio/2008 | Hora: 17:19
[...] vai afugentar visitantes, vai sim clarificar as coisas. verdade o que o Marco escreveu, “no existe legislao neste meio“, mas um conjunto de boas prticas, ajuda a que tudo seja melhor e quem l fique informado do [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 28/Maio/2008 | Hora: 21:25
Como disse no texto supra, a lei já existe, apenas não está escrita! (não pretendo defender qualquer posição, é apenas uma observação.)
Quanto à sua última questão e no meu modesto entender, não equaciono a possibilidade de existência de liberdade sem respeito por padrões de conduta. Pois que seria do outro se eu exercesse toda a minha liberdade sem respeito pela sua individualidade?
pode (ou não!) estar a usar
Data: 29/Maio/2008 | Hora: 10:16
Justamente, Neusa. Esses padrões de conduta já são seguidos, fazem parte das tais leis não-escritas.