Marco Santos — 20/11/2009 @0:14

Um post sobre extraterrestres porque sim

PlaybotAlien Girl

Sentei-me diante do portátil e deu-me vontade de escrever um post sobre extraterrestres.

Vocês poderão pensar que a noção de continuidade conceptual entre posts exige que fale de extraterrestres depois de homenagear homofóbicos anónimos, mas juro que não foi esta a minha intenção.

Eu tenho mesmo uma pancada por extraterrestres. Tenho um gosto tão grande pelo tema que já devo ter repetido a frase anterior quatro, cinco vezes desde que comecei a blogar. Mas esta é a primeira vez que utilizei o itálico!

Aliás, a pancada é tão grande que até um filme de trampa me prende a atenção: basta que tenha uns ETs.

Este fascínio é paradoxal, pois não acredito em Objectos Voadores Não Identificados. Acredito na utilidade de uns negritos estrategicamente colocados nos posts, mas em OVNIs não.

Descontando as aldrabices do costume, a maioria dos casos explica-se por fenómenos naturais que conhecemos; a minoria de casos ainda por esclarecer explica-se por fenómenos naturais que não conhecemos. E na lista de fenómenos desconhecidos não entram homenzinhos verdes ou cinzentos, olhos enormes e quase sem narinas.

Contudo, os extraterrestres existem. Olha-se para as estrelas e não se consegue tirar sentido da infinitude do Universo a não ser imaginando-o a fervilhar de vida. Como escreveu Álvaro de Campos, o Homem não é o do tamanho da sua altura, é do tamanho do seu olhar. Que enorme crueldade, a imensidão do Cosmos mostrar apenas o reflexo da nossa solidão enquanto espécie inteligente.

Eu não queria escrever testamentos – a intenção era mesmo animar a caixa de comentários com as vossas opiniões sobre o tema. Por isso, força!

22 comentários

  • 1
    fez-se à net com GNU IceCat 3.5.5 GNU IceCat 3.5.5 em GNU/Linux GNU/Linux
    20 de Novembro de 2009 - 00:28 | Link permamente

    A minha crença em extra-terrestres é muito semelhante à tua. Desde miúdo que fito o céu à noite para olhar para as estrelas e penso como será ir lá cima. Mas acabei por não seguir uma carreira como astronauta.

  • 2
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
    20 de Novembro de 2009 - 00:37 | Link permamente

    É tão absolutamente evidente que existem seres extra-terrestres como é absolutamente evidente a inexistência de Deus.

  • 3
    fez-se à net com Opera Mini 4.2.14912 Opera Mini 4.2.14912 em J2ME/MIDP Device J2ME/MIDP Device
    20 de Novembro de 2009 - 01:55 | Link permamente

    Os únicos extra-terrestres que conheço são os do Planeta de Agostini..

  • 4
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows 7 Windows 7
    20 de Novembro de 2009 - 02:05 | Link permamente

    O que é realmente evidente e certo nessa vida é a morte, nada mais…

  • 5
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
    20 de Novembro de 2009 - 09:52 | Link permamente

    Sim, eles andam ai…

    confira galera.

  • 6
    ajve
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
    20 de Novembro de 2009 - 10:54 | Link permamente

    Há milhares de anos que convivemos com outros seres, podemos chamar-lhes extraterrestres, ET’s ou o que quiserem. A verdade é que eles estão entre nós, mas noutra dimensão, por isso não os vemos. Para eles, nós é que somos os ET’s. Isto é muito sério!

  • 7
    Tiago V
    fez-se à net com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    20 de Novembro de 2009 - 12:05 | Link permamente

    Continuo sem ententer por que raio se mistura vida extraterrestre com credinçes do “eles andam ai” ou outros fenomenos psicadélicos 8O .

    São seres que evoluiram num outro calhau segundo as mesmas regras (ou parecidas) da biologia que na Terra. Os elementos que existem no nosso sistema solar são os mesmos que formam outros a anos-luz daqui.

    Vão brincar aos fantasmas para a Escócia :mrgreen:

  • 8
    Pedro
    fez-se à net com Google Chrome 3.0.195.33 Google Chrome 3.0.195.33 em Windows Vista Windows Vista
    20 de Novembro de 2009 - 14:35 | Link permamente

    Calhau? A única coisa que me vem à cabeça quando penso em extraterrestres é num qualquer ser a brincar com a nossa galáxia como se de um calhau se tratasse. Será que os virus e as bactérias não o pensarão tb?
    Marco, agora que arrumei este assunto e se me permites um off-topic, reparei no botão de Donate colocado no topo deste blog. Imagino que tenhamos beneficios (para além do óbvio) por ajudar tão prestimosa empreitada. Certo? :roll:

  • 9
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows Vista Windows Vista
    20 de Novembro de 2009 - 18:49 | Link permamente

    284 fotos de “aparições ” AQUI

  • 10
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Mandriva 2010.0 Mandriva 2010.0
    20 de Novembro de 2009 - 19:13 | Link permamente

    OVNI como disseste bem é Objecto Voador Não Identificado, e por isso não é propriamente extraterrestre, a origem foi criada para “naves”* humanas em determinadas condições óbvias, como um avião sair da sua rota para uma diferente onde será detectado como o OVNI.

    Quanto a discos voadores, bem isso já a gente sabe que é treta. E claro os ETs andam por aí, quer dizer… pelo Universo ou ocasionalmente trazidos por panspermia :mrgreen:

    *leia-se aviões

  • 11
    Frito
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
    20 de Novembro de 2009 - 22:22 | Link permamente

    Não sei se conhecem este video. Para mim foi um semi-turning point! Passei a ter dúvidas! Montagem ou não, aqui fica ele!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=zTqDCeB-fyQ

  • 12
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Fedora 12 Fedora 12
    21 de Novembro de 2009 - 07:29 | Link permamente

    Nada melhor que uma “conversa” com o mestre Michio Kaku para colocar algum pragmatismo nesta questão:

    http://www.youtube.com/watch?v=Kw8dcb8iKSM
    http://www.youtube.com/watch?v=yHbnM_42mQE

  • 13
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows Vista Windows Vista
    21 de Novembro de 2009 - 14:41 | Link permamente

    @EdgardCosta

    Este comentário no youtube vai ao encontro daquilo que penso sobre esses vídeos.

    “i love this guy. he’s really brilliant. but he’s so terrbily wrong about a few things. like comparing us to aliens as us to ants. gimme a break. ants don’t have souls like we do. he really sounds so definitive about a couple things? he’s talking about but unfortunately he is fundamentally wrong about alot of it. yes we’re an arrogant species. and yes we’re primitive. but our souls aren’t primitive. and iats out souls that emanate the reality he is discusssing. sorry but he’s wrong.”

  • 14
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Fedora 12 Fedora 12
    21 de Novembro de 2009 - 15:44 | Link permamente

    @paols

    Nós temos realmente alma? Penso que não, junto com ele e vejo na cresça da alma um enorme erro humano.

    Se temos alma, o que é isto? O que isto significa? Ou, vendo sobre outro ponto de vista: se a temos, e isto admitimos como verdadeiro, porque seriamos somente nós a te-la? Então não seríamos nós os alienígenas num mundo repleto de vida de desalmados? Não teriam também as formigas alma? Não seria por esta crença que nos sentimos superiores? A justificativa bíblica da responsabilidade humana pela manutenção de todas as outras espécies, não é nada mais que pretensão, um desejo, penso eu.

    E aí está a chave da compreensão do que o mestre Kaku diz. Continuo a concordar com ele, que também acho brilhante, e não com o comentarista do YouTube, que parte da pressuposição errada, em minha opinião, de que temos alma e ainda a adjetiva como menos primitiva do que nossa cultura, nossa inteligência! O que é isto então? Eu não sei.

  • 15
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows Vista Windows Vista
    21 de Novembro de 2009 - 16:31 | Link permamente

    @EdgardCosta

    Temos Amor , logo temos alma .Eu acredito , mas penso que é algo para lá da nossa compreensão.

    cumps

  • 16
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Fedora 12 Fedora 12
    21 de Novembro de 2009 - 19:20 | Link permamente

    @paols

    Continuo a não compreender. Como pode garantir que a dedicação de toda a colónia por sua rainha não seja amor? Como pode garantir que a divisão formal do trabalho por parte das “amas” em cuidado dos ovos não é amor? Se é amor terão alma também as formigas? Se não, temos amor nós por que? O que justifica isto? Por que amaremos mais que um chimpanzé (99% igual ao humano geneticamente) aos seus filhos? Ou que os casais de pombos ou pinguins, que são mais fiéis (vivem toda a vida juntos) do que os humanos? A pavoa que escolhe aquele pavão com rabo maravilhoso não faz isto por amor? O próprio rabo maravilhoso não carrega em si uma grande dose de amor? Poderia passar aqui a noite toda dando exemplos e continuaria a não ver bem no que você acredita. Amor… o que é isto? Alguma substância que compõe a alma? Não estou a ver.

    cumps.

  • 17
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows Vista Windows Vista
    21 de Novembro de 2009 - 19:54 | Link permamente

    @EdgardCosta

    Não garanto nada , apenas acredito que temos alma, é um pressentimento.

    O Amor está presente em todos os exemplos que deu e sim acredito que seja uma substancia que compõem a alma ou vai compondo, ou será como uma garrafa , umas vezes cheia outras vezes vazia ou apenas por meio .Se as formigas tem alma ?talvez .Igual à nossa? não sei, duvido.Penso que se tiverem alma será uma alma diferente , dentro de outros parâmetros.Penso que cada espécie talvez tenha a sua alma , o seu Amor , o seu raciocínio e compreensão , diferente do nosso claro.Contudo, encontro grandes semelhanças.

    Semelhanças que também poderão existir numa raça alienígena mais avançada que nós.

    Cumps

  • 18
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Fedora 12 Fedora 12
    21 de Novembro de 2009 - 20:51 | Link permamente

    @paols

    Então, se elas tem amor, tem alma, pela tua conclusão. Se tem alma tem seu Deus, “dentro de outros parâmetros”, tem as suas crenças. Ótimo, todos temos, portanto, esta propriedade em acreditar no que não tocamos. Talvez seja mesmo isto que nos movimenta e nos faz viver: a crença que seremos capazes de assim continuarmos, vivos, sem sabermos a priori se isto será possível e por quanto tempo, e tudo que isto acarreta em termos de crenças acessórias. Ótimo.

    Eu sou diferente de ti então. Tenho o sentimento que não há alma, que não há Deus, que somos todos igualmente pó de estrela, todos alienígenas portanto, e que é impossível, num tão vasto universo, que estas circunstâncias que proporcionaram a vida aqui não tenham ocorrido em outros lugares. Chegaremos a saber disso? Não sei.

    Sei é que quando olhamos para o céu o que vemos é passado, muito passado. Isto eu sei. Não creio, sei. E algures nesse passado até podem ter existido algumas outras formas de vida. Mais simples ou mais complexas, mas não acredito que mais avançadas culturalmente por não haver parâmetros de comparação, a não ser a própria vida. E o futuro? Também não sei.

    Se hoje partir da estrela mais próxima de nós uma nave espacial enviando um telegrama e que viaje a velocidade da luz, só chegará aqui daqui há 475 anos. Em 475 anos já não seremos, nem nós nem os ETs, o que somos, como não éramos há 475 anos atrás. Quando a mensagem aqui chegar, a própria notícia já será velha demais para ter valor. O que sei mais? Nada. Posso crer em muita coisa, mas isto não tem significado prático, não difere em nada na vida de uma formiga.

    Só sei, isto sim eu sei, que enquanto estamos aqui a especular poeticamente via Internet quanto ao amor e a alma elas, as formigas, estão a trabalhar. E é somente isto que nos diferencia: essa nossa infinita capacidade de inventar realidades, alimenta-las com poesia e acreditar nelas.

    Cumps

  • 19
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.0.15 Firefox 3.0.15 em Windows Vista Windows Vista
    21 de Novembro de 2009 - 22:01 | Link permamente

    @EdgardCosta

    Não acredito que exista Deus, acredito que existe algo para lá da nossa compreensão.Sinto fortemente ,que tudo aquilo que nos rodeia não é obra do acaso , não é coincidências atrás de coincidências , porque tudo o que nos rodeia é demasiado perfeito! A natureza : o fogo , a agua , a terra ,a vida,a morte, os sentimentos, a cadeia alimentar, a forma em esfera dos planetas, etc. É impossível para mim acreditar que todas as circunstancias e características são obra do acaso.

    “Se hoje partir da estrela mais próxima de nós uma nave espacial enviando um telegrama e que viaje a velocidade da luz, só chegará aqui daqui há 475 anos.”

    Eu pergunto Edgard , 475 anos em linha recta?e se essas medições por nós conhecidas forem primitivas?será que não existe “atalhos” por esse espaço fora?Eu não sei, mas gostava. :)
    Gostava também de saber no que o espaço está inserido, ou seja, a realidade que conheço diz-me que tudo está inserido em algo, e o espaço está inserido no quê?esta é a minha mais pertinente duvida , embora saiba que vou morrer com ela.

    Os melhores cumprimentos

  • 20
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Fedora 12 Fedora 12
    21 de Novembro de 2009 - 22:27 | Link permamente

    Eu pergunto Edgard , 475 anos em linha recta?e se essas medições por nós conhecidas forem primitivas?será que não existe “atalhos” por esse espaço fora?Eu não sei, mas gostava

    Poesia, desejos, especulação.

    Lembro só que o acaso teve milhões de anos para acontecer. Nossa noção do acaso é que é bastante curta, imperfeita, em função de nossa perspectiva, que é de curtíssima duração.

    Mas também questiono esta perfeição que aponta. O que relacionou é perfeito aos nossos olhos, mas não passa de manifestações aleatórias de uma única molécula, a de oxigénio.

    Sabe o que nos dá vida, da mesma forma que nos dá a morte? Os vírus. Estão em toda a parte. Inclusive em nosso DNA. Será isto acaso? Uns chamam de evolução que aconteceu por tentativas e erros, e estou com eles.

    De uma forma bastante convicta estou com Goethe, quando ele dizia no século XVII/XVIII: “De um modo geral, o homem tem de andar às apalpadelas; não sabe de onde veio nem para onde vai, conhece pouco do mundo e menos ainda de si mesmo.” Da mesma forma a vida anda as apauladelas e levou milhões de anos para ser isto o que hoje vemos e admiramos como perfeito. Um curto olhar, nada mais. A própria perfeição é poesia.

  • 21
    paols
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Windows XP Windows XP
    21 de Novembro de 2009 - 22:46 | Link permamente

    Sim, pode ser poesia, desejos e especulação, mas tem sido assim que nós (humanidade) evoluímos ao longo dos tempos.

    Foi um prazer falar consigo.

    Até breve.

  • 22
    J
    fez-se à net com Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 em Mandriva 2010.0 Mandriva 2010.0
    24 de Novembro de 2009 - 21:53 | Link permamente

    Citando o Calvin…
    “O maior sinal de existência de vida inteligente extraterrestre é o facto de nunca nos terem vindo visitar.” :D

  • Subscrever o feed destes comentários