Maan Limburg, fo­tó­gra­fa ho­lan­de­sa, fez-se mo­de­lo e maquilhou-se pa­ra pre­pa­rar uma ca­tar­se. Uma ação cri­a­ti­va que a fi­zes­se su­pe­rar o cho­que de ver o agarra-pussies co­mo 45º pre­si­den­te dos Estados Unidos.

E as­sim nas­ceu o pro­je­to «White Man» — um no­me na­da ino­cen­te, ten­do em con­ta o ra­cis­mo la­ten­te em al­gu­mas in­ter­ven­ções do ho­mem e a for­ma co­mo não re­jei­tou as pal­ma­di­nhas nas cos­tas da Ku Klux Klan. «White Man» é uma sim­ples sé­rie de fo­to­gra­fi­as on­de Limburg sur­ge qua­se nua, mas­ca­ra­da de Donald Trump.

Maan Limburg

Maan Limburg

Maan Limburg é uma mu­lher bo­ni­ta, co­mo se po­de ver nes­ta fo­to­gra­fia. Mas sa­cri­fi­cou a be­le­za ao po­der da ca­ri­ca­tu­ra. Os pei­tos es­tão tão co­ber­tos de ma­qui­lha­gem que per­de­ram os ma­mi­los. A ban­dei­ra dos Estados Unidos é ma­nu­se­a­da de ma­nei­ras apro­pri­a­da­men­te pou­co pa­trió­ti­cas.

Trump é tão ego­cên­tri­co que se­ria pro­vá­vel que a de­se­jas­se con­vi­dar pa­ra jan­tar, ca­so ela man­ti­ves­se o dis­far­ce que a tor­na tão úni­ca e, ao mes­mo tem­po, fa­mi­li­ar.

Para Limburg foi mes­mo um es­ca­pe. «White Man re­fle­te os meus sen­ti­men­tos em re­la­ção ao atu­al pre­si­den­te dos Estados Unidos» — afir­ma ela. — «Tentei colocar-me no lu­gar de­le, li­te­ral­men­te.»

«Ao fa­zer es­tas fo­tos, achei que es­ta­va a ten­tar uma es­pé­cie de te­ra­pia, a re­cu­pe­rar al­gu­ma fé. Nada dis­to aca­bou por acon­te­cer to­tal­men­te, mas re­ad­qui­ri al­gu­ma paz de es­pí­ri­to.»

Maan Limburg na vez do Donald

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Marco Santos

Bitaite de Marco Santos

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