É seguramente a maior foto que a NASA alguma vez publicou. Uma visão panorâmica da vizinha galáxia de Andrómeda. Uma foto extraordinária em grandeza e detalhe.

É tão pesada que a maioria dos computadores passaria por um halterofilista amador a tentar quebrar um recorde do mundo. Na resolução original de 69.536 por 22.230 píxeis, a imagem tem 4.3 gigas. Foi composta a partir de 411 fotos tiradas pelo telescópio Hubble à galáxia de Andrómeda. A NASA diz que seria necessário alinhar 600 televisores HD para a mostrar toda.

A foto foi publicada a 5 de janeiro do ano passado, mas o vídeo que vos quero mostrar é mais recente e tem a vantagem de flutuar pela foto com a leveza de uma sonda espacial. Vê-la assim, de forma indireta, acaba por ser menos doloroso para os processadores dos nossos computadores e permite avaliar muito bem a magnitude deste trabalho: mais de 100 milhões de estrelas individuais e milhares de aglomerados estelares fotografados numa área da galáxia de 40 mil anos-luz.

Podem vê-lo em 1080p, mas se preferirem uma resolução ainda maior, mudem as definições de qualidade do player do YouTube para a uma gloriosa definição de 2160p. Vale a pena.

Marco Santos

­ Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Pai em todo o lado. Queres dizer-me alguma coisa?