Até um negacionista do Aquecimento Global tem de admitir uma simples verdade: andamos há demasiado tempo a estragar o ambiente deste nosso paciente planeta. Preocuparmos-nos com estes assuntos não faz de nós um ecologista radical.

O fotógrafo Benjamim Von Wong acredita que as alterações climáticas são reais. Que se devem à atividade humana. Que é preciso fazer alguma coisa. A grande maioria dos cientistas que estuda de facto o clima terrestre concorda.  Só idiotas filmados pela Fox News a mostrar que «está a nevar» nos quintais «portanto o Aquecimento Global é uma treta» acham que não.

As fotografias que se seguem são representações visuais de duplo sentido. Mostram-nos a indiferença de ambos os protagonistas desta história, os humanos e a Natureza.

Nas fronteiras da tormenta

Benjamim Von Wong Benjamim Von Wong Benjamim Von Wong Benjamim Von Wong Benjamim Von Wong Benjamim Von Wong

A junção dos dois é bizarra, surrealista, quase sempre hilariante. Os humanos continuam a tratar da sua vidinha como se nada se passasse, não obstante as tempestades que se formam no horizonte; a Natureza seguirá sempre as suas regras, independentemente do quanto nos julgamos especiais.

Ainda pensei que era montagem em Photoshop e os modelos cortados e colados nas fotos, mas não. Com a ajuda dos caçadores de tempestades, Benjamim Von Wong, a sua equipa e os modelos foram fotografados mesmo nas fronteiras de imensas tempestades em formação.

Benjamim Von WongBenjamim Von WongBenjamim Von WongBenjamim Von WongBenjamim Von WongBenjamim Von WongBenjamim Von Wong

Não foi uma tarefa fácil. Wong tinha uns dez, quinze minutos, para conseguir a foto. Depois era preciso recolher o equipamento e o pessoal, e sair dali antes que a tempestade os apanhasse. As fotos de bastidores revelam detalhes desta aventura, mas se preferirem ver o vídeo também o tenho aqui.

Marco Santos

­ Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Legendas @LegDivx. Pai em todo o lado. Queres contactar-me?