Quando as putas dão lições de moral
Publicado por Marco Santos [23/Setembro/2008]. Categoria: Cromos [4,132]Parece que a SIC está preocupada com a possibilidade de os pequenos utilizadores do computador Magalhães poderem escrever «vagina» no Google e se depararem com «coisas pouco recomendáveis a crianças de seis anos». A reportagem no Telejornal chegou a questionar Sócrates e a ministra da Educação pelo facto de o software de controlo parental do Magalhães não se encontrar activo.  Dado que o software de controlo é parental e não estatal, o Governo terá decidido que devem ser os pais a tomar uma decisão sobre o acesso dos filhos à Web. Aos pais cabe a responsabilidade de serem pais? Parece uma opção sensata.
Quanto a mim, é muito mais preocupante deixar os meus filhos com o comando da televisão na mão porque podem encalhar precisamente na SIC. Neste canal é também bastante fácil apanharem-se «coisas pouco recomendáveis a crianças de seis anos».
Estou a lembrar-me, por exemplo, do concurso O Momento da Verdade, através do qual a SIC procura roubar audiências à TVI: por dinheiro, pessoas aceitam ser interrogadas sobre a sua vida Ãntima, sujeitando-se à avaliação de um detector de mentiras.
A nudez que tanto preocupa a SIC - a nudez do Google dentro do Magalhães - é uma nudez de grau zero, uma nudez vestida com carne de mulher, uma nudez que qualquer grunho entende à primeira. O que a SIC realmente desejou com essa reportagem foi estragar a excessiva festa que Sócrates andou a fazer na RTP por causa de uma iniciativa meritória do seu Governo, nada mais. A SIC está-se cagando para as criancinhas.
A nudez que a SIC expõe no concurso é mais deprimente do que uma vagina acidental e não é recomendável a ninguém, seja qual for a idade. É a nudez da miséria humana e de quem dela se aproveita, é a nudez da corrupção humana e de quem transforma um acto de corrupção num espectáculo de massas apresentado por Teresa Guilherme, a mesma que já apresentara o Big Brother.
O Momento da Verdade é um circo romano onde todos os dias a dignidade humana é lançada à s feras para gáudio de massas há muito anestesiadas e sem pensamento crÃtico. Criancinhas e vaginas? Hipócritas de merda.
Sobre a suja campanha contra o Magalhães, sugiro a leitura deste post do Pedro Couto e Santos.



























pode (ou não!) estar a usar
Data: 23/Setembro/2008 | Hora: 22:56
Subscrevo!
pode (ou não!) estar a usar
Data: 23/Setembro/2008 | Hora: 23:09
Isto já me mete nojo. O projecto Magalhães só merece aplausos, mas só lhe leio crÃticas.
Isto é simples: se o controlo parental viesse activo, então Sócrates era fascista, lançando um computador com censura instalada pelo Estado, como vem inactivo, então Sócrates é leviano e deixa conas à mão de semear das crianças… como se a maioria delas não tivesse saÃdo de uma.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 23/Setembro/2008 | Hora: 23:19
Devo reconhecer que este assunto é de facto um problema. Uma criança de 6 anos pode ficar absolutamente traumatizada para o resto da vida. Parece que já há estudos cientÃficos que mostram que o problema da gaguez aumenta ou diminui consoante o tamanho de certas imagens.

pode (ou não!) estar a usar
Data: 23/Setembro/2008 | Hora: 23:34
Este é um daqueles posts que aplaudo de pé. Infelizmente para este paÃs, tem tanto de engraçado como de verdadeiro.
Abraço
pode (ou não!) estar a usar
Data: 23/Setembro/2008 | Hora: 23:34
No inicio do mês tive o prazer de jantar com um alemão [Representante da LEGO para as comunidades
ok. ok.. nao é para aqui chamado]. No restaurante após ter dado um jogo de futebol ficou sintonizado na SIC.
A certa altura noto que ele olha para o relógio e a olhar para a televisão. Nesta passava o excelente programa que é o Maré Alta (precisamente na parte do detector de metais que é igual em todos os episódios). Ele simplesmente comenta: “Ainda não são 10 horas!!” Então é assim a sic puritana: Mamas e gajas em lingerie há hora de jantar… mas Deus nos livre de tudo o resto!
Mas será que não há ninguém que repare nestas coisas? Pensava que com os blogs começaria a haver uma mais participação da sociedade civil e consequente alerta para as autoridades.. mas pelos vistos fica tudo na mesma!
pode (ou não!) estar a usar
Data: 23/Setembro/2008 | Hora: 23:53
Mas alguém se acredita no “Momento da Verdade”
Qualquer pessoa que pense um bocado sobre o conceito do programa(e a sua execução também), vê logo que este é mais fake do que o “Infiel ou Infiel”(Sim…foi de propósito)
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 0:04
Se estiverem a usar um Magalhães, não vejam esta imagem, que está sob uma licença Creative Commons 2.5 by-sa.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 0:16
@MarcoSantos: tal e qual, sem tirar nem por! =)
pode (ou não!) estar a usar Google Chrome 0.2.149.30 em
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 1:16
Subscrevo o post. Mas não posso deixar de dizer que se trata de um polÃtico a dar electrodomésticos ao eleitorado.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 1:26
[...] Marco Santos, Bitaites: Quando as putas dão lições de moral [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 1:35
[...] de ler mais um post do Marco sobre as preocupações da SIC sobre o controlo parental instalado no computador Magalhães, de [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 1:38
O écran, seja o da TV, seja o do Magalhaes, é irresistÃvel!!!
Se a educação e a formação fosse realmente a prÃncipal preocupação do governo, esse mesmo governo não permitiria que tambem a televisão pública ( já nem falo das privadas!!!) se regesse em primeiro lugar por prÃcipios economicistas. Menos cusquisse, menos novelas, menos voyerismo, menos formatação dos interesses. Talvez antes um bom comunicador professor primário ou um bom comunicador professor secundário, universitário. Não?
Ou mesmo um canal só de aulas!! Com a actual despesa mensal média de um português, em explicaçoes para os filhos, se calhar até era capaz de ser um bom negócio para o Sócrates!!!
Abraços a todos e até qualquer dia!
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 2:59
[...] de leitura do(s) artigo(s) Marco do Pedro e do [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 9:39
Eh pá, é por atitudes de total sensacionalismo como estas da SIC que decidi por completo boicotar o Jornal da Noite. É ridÃcula a forma como falam de um projecto de forma tão ignorante e apenas com o objectivo de ganhar audiências.
Eu já testei o Magalhães e posso-vos dizer que o controlo parental (pelo menos na versão com o Linux Caixa Mágica) é uma das fortes componentes do portátil para os putos. Os pais terão total controlo na forma como os miúdos acedem à Internet e como utilizam os computadores nas aulas.
Em contraste, a mesma notÃcia dada na RTP/RTPN foi exemplar. Deram exemplos concretos, falaram das ferramentas utilizadas e falaram com os especialistas. Em conclusão, o Magalhães é mais do que adequado para os miúdos, mas a SIC discorda….e ainda não se lembraram de chamar o Moita Flores para vir falar desse “escândalo”
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 15:30
Não me digam que têm medo que as crianças vejam isto. Cuidado não vá os catraios ficarem traumatizados ao ver uma vagina, tanto é que isso até é uma vantagem, assim aprendem o funcionamento da coisa e não fazem as figuras tristes que alguns dos papás fizeram
alopes, sabes como é, controlo parental do Mandriva, não falha
Agora a sério, acho muito bem que os metam a usar Linux assim aprendem a usar o PC com um sistema de confiança.
PS.: Não é por nada mas o Google tem por defeito uma opção que irá ocultar muita tralha pornográfica. Só darão com algo porno se quiserem. Mas também não é essa uma das essências da Net? A primeira imagem da net não era da capa da Playboy?
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 15:43
A primeira imagem da net foi retirada da capa da Playboy, sim, mas devidamente cortada… Já escrevi sobre isso: A primeira dama da Internet
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 16:23
[...] importantes para leitura sobre o tema, portátil Magalhães: Viva o Magalhães - Pedro Couto e Santos; Quando as p**** dão lições de moral - Marco do Bitaites; Viva o Magalhães - Paulo Querido; A SIC e o Magalhães - Pedro Cavaco; O [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 16:33
[...] nas mãos querem é ver gajas nuas [Artigo sobre controlo parental]. Recomendo o Post do Marco, Quando as putas dão lições de moral, e o do Pedro Cavaco, A SIC e o [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 16:42
Marco só sei dessa da capa da playboy porque foste tu a escrever sobre o assunto
Mesmo que fosse a capa toda, não tinha grande mal, não é tão provocatória quanto isso.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 19:30
This just in:
Os partos naturais serão efectuados através da boca!
pode (ou não!) estar a usar
Data: 24/Setembro/2008 | Hora: 23:23
[...] ou talvez não, são ambos do Marco Santos, no seu Bitaites. Primeiro com um post intitulado “Quando as putas dão lições de moral” e já hoje com o “Magalhães e as vaginas como [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 25/Setembro/2008 | Hora: 1:06
Tentarei ser poupado nas palavras e vou até reaproveitar um comentário que fiz há tempos num outro blogue.
Se uma empresa privada decide comercializar um produto dirigido a um determinado mercado, eu não tenho grandes problemas com isso. Dependerá da capacidade comercial dessa empresa e/ou dos méritos do produto o sucesso da iniciativa.
O que eu não posso é passar por cima das desvantagens que, na minha opinião, o uso alargado de computadores como ferramenta (de estudo e de trabalho) acarreta para os jovens. Esse uso provoca, entre outras, alterações na capacidade de concentração por perÃodos prolongados, redução na capacidade de planeamento de um raciocÃnio (também está relacionado com o anterior) e redução da memorização. As duas primeiras estão relacionadas com a habituação no uso da máquina, a última está também relacionada com as novas estratégias pedagógicas tão dependentes do computador como meio. Se estes “vÃcios funcionais” já são maus quando adquiridos por alunos que começam o uso do computador aos 13/16 anos, não acredito que o resultado seja melhor quando o aluno tem 6 anos.
Em que me baseio para fazer estas crÃticas? Baseio-me em mais de 15 anos como profissional de informática - e mais de 20 como utilizador; na observação que faço dos utilizadores que tenho conhecido, quer pessoal quer profissionalmente; na observação que tenho feito de mim próprio; e em textos que tenho lido sobre esta temática - porque o assunto “computadores no ensino” já é discutido de há muito.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 25/Setembro/2008 | Hora: 15:34
Biba,
Sem dúvida que a SIC tens todos esses defeitos e sem dúvida alguma que o magalhães é uma excelente iniciativa!
Mas se a SIC não está interessada nas criancinhas, mas nas audiências como pareces sugerir, da mesma forma o governo, mais concretamente o Sr. Primeiro Ministro, está interessado em votos e markting e não nas criancinhas, senão fazia (por exemplo) forcing nas gasolineiras para que os papás delas não deixem grande parte do seu salário lá para os lucros delas não ser de 30% este ano, mesmo com diminuição do consumo.
O que quero dizer é simples, boa iniciativa do Governo, sem dúvida, mas não critiques a preocupação do controlo parental ser deixado a cargo dos pais, pois ao contrário do que pensas, podes crer que haverá muitos papás com a quarta classe, com o 6 ano e muito poucos com 12º ano ou curso universitário…
logo se o Governo disponibiliza computadores, também deveria disponibilizar controlo dos conteúdos que as crianças poderão ter acesso. Existem jogos educativos, mas também sites como o shownomercy e outros bem piores…
Isto para te dizer que a maioria que irá controlar o controlo parental, não percebem chavo de computadores
É muito fácil vires aqui criticar a SIC (que tem muitos defeitos) sobre um assunto que até acho que têm razão e aproveites para fazer marketing ao Governo (é a minha perspectiva do que estás a fazer).
pode (ou não!) estar a usar
Data: 25/Setembro/2008 | Hora: 16:23
Não há dúvida de que para mim conseguiste fazer o mais difÃcil: defender aquela reportagem da SIC e afirmar que dizer bem da iniciativa Magalhães é o mesmo que fazer marketing ao Governo.
Seja como for, obrigado por me lembrares que os polÃticos fazem marketing. O meu mundo não voltará a ser o mesmo.
Já agora, ainda a propósito do Magalhães, se um miúdo escrever asneiras com uma caneta, também culpamos as canetas e quem as fabrica? Proibimos o fabrico das canetas? Explica-me lá isso.
Aqui o que me preocupa nem sequer são as crÃticas infundadas, é o facto de as pessoas não se aperceberam de como elas são ridÃculas.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 25/Setembro/2008 | Hora: 16:58
Anon: o que é que, na formação desses pais, os impede de se sentarem com os filhos enquanto navegam na net?
pode (ou não!) estar a usar
Data: 26/Setembro/2008 | Hora: 14:20
Marco,
Há algumas coisas que dizes que estão erradas:
1. A comparação com o Momento da Verdade é demagógica e sabes bem. O programa (creo que) dá a horas que as crianças não devem ver televisão.
2. O controlo parental só é importante porque estamos a falar de um equipamento que não é adquirido pelos pais e cuja utilização não vai estar a ser supervisionada pelos pais. Tenho inclusive alguma dificuldade em perceber como é que pais com a quarta classe vão conseguir activar/usar o controlo parental.
Quanto ao programa em si, acho-o ridiculo, porque o foco é tecnológico e não pedagógico. E curiosamente disso ninguém fala. Do que se vai fazer com o computador, se é que se vai fazer alguma coisa. E acho hipócrita não se falar nos custos. De quanto vai custar ao Estado “dar” computadores e porque não se gasta esse dinheiro a dar os manuais escolares, por exemplo.
pedrocs: acho hilariante a tua pergunta. Na verdade, se os pais deixassem de trabalhar e fossem para a escola com os filhos, podiam estar com eles quando eles navegam na net.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 26/Setembro/2008 | Hora: 16:04
cparis, bem vindo. Há muito, muito tempo que não te via a participar aqui – desde a polémica dos cartoons dinamarqueses quando, tal como agora, entrámos em desacordo. A tradição mantém-se e, mais uma vez, não tens razão
O concurso passa às 22.30, salvo erro, embora os spots de promoção sejam colocados a qualquer hora, chamando a atenção das crianças para a sua existência. É um exemplo extremo do lixo na programação das televisões, seja qual for o horário. Aceito a tua acusação de demagogia e, com toda a franqueza, vivo bem com ela; o que não vivo bem é com a hipocrisia de um meio de comunicação que tanto se faz de puta como de virgem, dependendo das conveniências e dos alvos a atingir.
A quarta classe, já agora, não é sinónimo de incapacidade de aprendizagem nem falta de inteligência. Pelos vistos tudo serve como justificação para desculpar os pais da tarefa de acompanhar os filhos. Em última análise, quem tem a quarta classe não devia sequer ter filhos por não ter capacidade, é isso?
Obviamente que o foco do projecto é tecnológico e não pedagógico – e é precisamente isso que me agrada, ver o computador como uma mera ferramenta como um lápis ou uma caneta que, tal como estes, dependem das nossas mãos para fazer qualquer coisa. A pedagogia não deve ser deixada nas mãos da tecnologia, não é para isso que ela serve nem eu quero que ela tenha esse poder. O computador é um mero instrumento de trabalho e cabe-nos a nós decidir o que fazer com ele.
Não é obrigatório adquirir o Magalhães com Internet, sabias? Isto é o programa e-escolinha, não é o programa e-escola. Ele tem Wireless e placa de rede normal, a Internet pode ser só usada quando estão em casa, com os pais. Se os pais estão preocupados com a possibilidade de professores e auxiliares não poderem acompanhar as suas crianças, e isso é uma questão legÃtima que também me preocupa, então podem decidir que só usarão a Net em casa. É o que eu farei, por exemplo.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 26/Setembro/2008 | Hora: 16:21
Não me parece que a questão da educação ou escolaridade dos pais tenha assim tanta influência na forma como vão usar o controlo parental no magalhães.
Eu tenho qualificação académica acima do que se poderia considerar a média Portuguesa, mas quando se trata de cuidar do meu filho de mês e meio, pareço um elefante a tentar montar um castelo de cartas.
DifÃcil é cuidar de uma criança quando está doente, ou que chora por tudo e por nada, que não nos deixa dormir durante a noite e depois de manhã ainda ter cabeça para ir trabalhar.
Ligar o controlo parental no Magalhães (sim, porque ele só vem desligado para não chamarem de fascista ao Sócrates, como já aqui foi dito
) deve ser fácil e como, quase de certeza, aquilo deve vir com uma definição por defeito quando se liga (como acontece com qualquer software do género), as opções mais básicas já estarão escolhidas e nem será necessária tanta interacção assim por parte dos pais.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 26/Setembro/2008 | Hora: 21:00
Olá Marco,
A ausência de comentários deve-se à falta de tempo. Mas continuo a ler-te. Vou tentar responder-te por partes:
1. SIC
Tenho dificuldade em ver um canal como uma entidade una. A Direcção de Porgramas pode ser “puta” (sic) e o jornalista não gostar. Que são hipócritas? Dou de barato. Longe de mim defender a SIC. Já o jornalista, acho bem que tenha feito a pergunta principalmente depois de isso ter sido usado como argumento pela Ministra.
2. “Quarta classe”
Os pais devem acompanhar os filhos e aà estou de acordo contigo. Mas eu e tu como pais não fomos ouvidos relativamente a isto. Há um governante que se arroga no direito de enfiar um Magalhães nas mãos de um filho teu e não te pergunta nada. Tu aplaudes, porque é tecnológico. Eu critico porque não acho que seja pedagógico que é onde espero que a escola seja exemplar.
Ahh.. e o que realmente me incomoda: eu critico porque tenho de pagar para “darem canetas” aos miudos. Ao menos dessem-lhe os livros e deixassem as canetas a cargo dos pais. Já reparaste que o Governo acha mais importante o Magalhães que os livros? Achas isso normal?
3. E para que serve esse dinheiro se a professora não quiser/souber usar o Magalhães em contexto de sala de aula? É muito dinheiro gasto quando as prioridades da Escola são outras bem mais prementes e necessárias.
4. Nem parece teu: se tem wireless, não se pode ligar aos hotspots gratuitos que existem? Tens mesmo a certeza que a tua filha só vai aceder à Internet em casa?
pode (ou não!) estar a usar
Data: 27/Setembro/2008 | Hora: 9:33
Boas Marco,
Há já um tempo que não comento aqui mas sendo mãe de uma criança de 7 anos e profissional de TI não podia deixar passar isto
Para já quero cumprimentar-te por este post excelente, como sempre é um prazer ler-te.
Quanto ao Magalhães, bom, só adere que quer (isto em resposta ao comentário do cparis), ninguém é obrigado. Não vão enfiar um computador nas mãos do meu filho sem me perguntar nada… Dão-me um código e eu só mando vir o computador se quiser…. Informa-te pq andas muito mal informado…
E eu acho que com um computador, se for bem utilizado, uma criança pode ter acesso a milhares de manuais escolares de forma muito mais barata que em formato papel… e mais leve (eu preocupo-me com as costas do meu puto).
Quanto ao controlo parental, bom ele é suposto ser parental, ou seja, exercido pelos pais. E fiquem sabendo que não é pelos pais terem a 4ª classe que não o vão fazer, muito pelo contrário, normalmente as classes mais baixas preocupam-se muito mais com a educação dos filhos do que as classes altas. Basta ver que diz mais vezes obrigado e sff nos lugares públicos.
A Internet…. Bom, se tu deixas uma criança de 7 ou 8 anos sozinha num local em que se tem acesso a um hotspot gratuito podes contar com a assistência social à tua porta, juntamente com a policia e o puto. Onde já se viu deixar uma criança dessa idade sozinha na rua? Com um computador? Lá que os deixemos ir andar de bicicleta no bairro com os amiguinhos enquanto vigiamos pela janela ainda passa mas não vais deixar crianças pequenas deambular na rua, com o computador, à procura do hotspot gratuito mais próximo para ver “vaginas”….. Não deves ter filhos…..
Eu estou contente por o meu filho ter acesso a um computador barato, até pq num mundo de tecnologia como o nosso eles devem aprender cedo a utilizar os computadores e eu prefiro que o meu filho aprenda num computador dele a 50€ do que no meu de 1700€. Em caso de problema as perdas são menores…. é que os putos têm a mania de comer fatias de pão com nutela em frente ao ecrã…. e de beber leite…. e esquecem-se de lavar as mãos…. bom, estão a imaginar o caos não é? Eu neste momento vejo as mãos do meu filho à lupa antes de o deixar sequer aproximar do meu computador. Sendo o computador dele ele vai ter de tomar cuidado e ser responsável e responsabilizado pelo que faz, sendo o meu é o meu trabalho que salta se, com um puxão no cabo dos fones, ele for parar ao chão
pode (ou não!) estar a usar
Data: 27/Setembro/2008 | Hora: 19:59
Olá Izzy,
Obrigado por me esclareces. De facto sou ignorante sobre o modo de atribuição dos Magalhães uma vez que não fui um dos felizes contemplados.
Permita-me que esclareça a tua ignorância também sobre hotspots. Eu deixo a minha filha de 7 ou 8 anos sozinha num local com hotspot gratuito. Chama-se “recreio da escola”. Não deves fazer ideia que existe um PaÃs inteiro fora de Lisboa ….
E não, não fico contente por pagar para que os miudos tenham computadores baratos apenas porque os pais não sabem ver se eles lavam as mãos depois de comer. Prefiro que o meu dinheiro seja gasto em refeições escolares para garantir que há alguns miudos que fazem pela menos uma boa refeição por dia. Ou para pagar o papel higiénico. Ou que seja gasto em manuais escolares mais baratos para que a escola não seja um fardo. Enquanto isso não foi garantido, acho que pagar computadores para miudos que não sabem lavar as mãos é mandar dinheiro para o lixo.
P.S. E sim. Tenho uma filha que está aqui ao meu lado a usar o Sony Vaio da mãe. E não, não tenho medo do leite nem da Nutela porque exercemos controlo parental.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 28/Setembro/2008 | Hora: 13:08
[...] o Magalhães Depois de ler mais um post do Marco sobre as preocupações da SIC sobre o controlo parental instalado no computador Magalhães, de [...]
pode (ou não!) estar a usar
Data: 28/Setembro/2008 | Hora: 17:05
Já há facadas?
Não se esqueçam que uma grande parte das crianças não precisa de aceder à Net para ver uma vagina.
Até nisto aquela máquina, designadamente o Magalhães, não substitui o Homem nem a apetência para querer saber mais e mais.
Em suma, minha gente, temos de convir que em pleno século XXI as oportunidades são outras. Rentabilizá-las e alertar para os seus malefÃcios constituirá um dos deveres de qualquer encarregado de educação. Evitá-las seria um prejuÃzo muito grande para a aprendizagem dos futuros cidadãos deste paÃs. Não creio que nenhum pai suficientemente inteligente opte por proibir uma criança de usar a Net para estudar e investigar. É que actualmente já não se “queimam as pestanas” como outrora.
Só mais uma ‘piquêna’ provocação: as criancinhas que faleis são as da Idade da Pedra, não é?

Recordo-vos que há muito a coisa que virou pó. A erosão é um fenómeno que não perdoa.
pode (ou não!) estar a usar
Data: 15/Novembro/2008 | Hora: 0:32
GrandessÃssimo, enormÃssimo post!!! Aplaudo, subscrevo e até voto em ti