A 14 de fevereiro de 1990, por sugestão de Carl Sagan, a Voyager 1 rodou uma das duas câmaras a bordo e tirou uma foto do planeta Terra já depois de ter passado por Saturno. Na imagem final de 640 mil pixéis, a Terra ocupava menos de um: 0.12 pixéis.

A Voyager produzira uma das imagens mais iconográficas da nossa era. Inspirou gerações. Redefiniu o nosso planeta e a posição que ocupa no Espaço. Não obstante as nossas fronteiras, conflitos e ilusões de grandeza, pudemos todos sentir que vivíamos num pálido, frágil ponto azul.

Do ponto de interrogação ao ponto azul

Uma organização privada fundada por vários cientistas quer captar a pálida imagem de outro ponto azul e redefinir, uma vez mais, a posição que ocupamos no Cosmos. O objetivo é ambicioso: observar diretamente um planeta semelhante à Terra orbitando outro sistema solar.

O consórcio Project Blue quer colocar um pequeno telescópio em órbita, apontar, descobrir e fotografar planetas que eventualmente se encontrem em órbita do sistema estelar mais próximo de nós, formado pelas estrelas Proxima Centauri, uma anã vermelha, e Alfa Centauri A e B, semelhantes ao nosso Sol.

Quando a câmara da Voyager 1 fotografou a Terra encontrava-se a uma distância de 6 mil milhões de quilómetros. O sofisticado telescópio quer captar a luz de um planeta semelhante a 4.3 anos-luz de distância, 40 triliões de quilómetros.

As Centauri bem podem ser as vizinhas mais próximas do Sol, mas as distâncias continuam a ser enormes para os nossos padrões: viajando à velocidade de 17 quilómetros por segundo, a Voyager 1 demoraria, ainda assim, 80 mil anos a chegar a Alfa de Centauro A.

É uma missão de alto risco. Componentes importantes do telescópio podem avariar. Os níveis de poeira cósmica entre nós e a estrela podem impossibilitar a captação de qualquer imagem. Mil e uma coisas podem correr mal. Pior: talvez nem sequer existam planetas para fotografar. As dificuldades são astronómicas. As possibilidades de sucesso, incertas.

Mas vale a pena.

A luz de um planeta que orbite Alfa Centauri, por exemplo, é mil milhões de vezes mais ténue do que a luz da estrela. O telescópio tem de ser capaz de filtrar dez mil milhões de fotões estelares para conseguir isolar um único fotão planetário. É como tentar fotografar a luz de uma lanterna colocada na Lua. As dificuldades são astronómicas. As possibilidades de sucesso, incertas.

Mas vale a pena.

A estrela Alfa Centauri A tem uma companheira próxima: Alfa Centauri B. Isto significa que o telescópio não terá apenas de lidar com o brilho ofuscante de uma estrela, mas de duas, duplicando as dificuldades. Proxima Centauri, a terceira estrela deste sistema triplo, não entra nestas contas óticas: é uma anã vermelha e encontra-se suficientemente afastada das outras duas.

Proxima Centauri também terá de estar na mira do telescópio — e por razões óbvias. Os astrónomos acham que existe um planeta na área. E não é um gigante gasoso inabitável, mas um corpo rochoso: os dados recolhidos pelos espectrógrafos indiciam um planeta com 1,3 massas terrestres orbitando a estrela a cada 11,2 dias a uma distância média de 7 milhões de quilómetros.

Tendo em conta que Proxima é uma anã vermelha, mais pequena e fria que o nosso Sol, o planeta encontra-se numa zona temperada onde a existência de água líquida a correr à superfície é possível.

Podem estar enganados em relação à habitabilidade do planeta, mas há ali de certeza um corpo esférico e a Estrela da Morte não deve ser.

Azul. Oceanos. Atmosfera. Vida?

Exoplaneta

A esperança de encontrar um planeta semelhante à Terra é o motor que mantém toda a engrenagem a funcionar. A missão chama-se Project Blue precisamente porque o telescópio estará otimizado para estudar planetas de luz azul, uma cor que pode indicar a presença de atmosfera ou oceanos.

Ruslan Belikov, do Centro Ames de Investigação da NASA na Califórnia, tem todas as razões e mais algumas para estar atento ao Project Blue. Juntamente com o colega Eduardo Bendek, apresentou uma proposta semelhante designada por «Alpha Centauri Exoplanet Satellite». A NASA rejeitou-a por achá-la demasiado arriscada.

Belikov acredita que mesmo a imagem de um pálido ponto azul teria interesse científico: «Se o mundo alienígena for azul e estiver na chamada zona habitável, seria difícil não concluir que tem oceanos de água e uma atmosfera». Desde que seja azul Terra e não azul Neptuno, claro.

Mesmo que a descoberta aconteça e as manchetes anunciem que descobrimos uma nova Terra, como de resto já aconteceu várias vezes, não seria o pequeno telescópio do Project Blue a ter capacidade de conduzir estudos mais aprofundados: procurar sinais de vida na atmosfera ou mesmo na superfície de um exoplaneta em Alfa Centauri requer telescópios maiores e mais caros.

Telescópios que ainda não existem — mas viriam a existir, com certeza.

Por enquanto, são palavras. E as palavras, como diz o povo cosmonauta, leva-as o vento solar. Porque os riscos são altos. A possibilidade de falhanço também. Mas a recompensa — encontrar um mundo semelhante ao nosso — redefinirá para sempre as nossas possibilidades futuras enquanto espécie.

Saberemos que um planeta habitável não é uma ocorrência exclusiva deste sistema solar. Que há outros. Outros mundos, outras casas. Outras possibilidades de futuro. Outras pessoas e sociedades. Como num romance de ficção científica de James P. Hogan.

Por isso, sim, vale mesmo a pena.

Se tudo correr bem, o telescópio estará em órbita terrestre baixa — ou seja, uns 2000 quilómetros acima da superfície terrestre — em 2019 ou 2020. Depois, passará mais dois anos a observar as duas estrelas, acumulando milhares de imagens sequenciais de forma a detetar um «ponto» prometedor que possa vir a revelar-se um planeta.

Entretanto, um dos parceiros do Project Blue, o SETI — Search for Extraterrestrial Intelligence — terá a tarefa de processar, arquivar e distribuir os dados da missão.

E isto é a parte mais fácil.

Dança da luz: coroneografias

Coronógrafo em ação

Como explica ao «The Guardian» Supriya Chakrabarti, professor de Física na Universidade de Massachusetts, «o sucesso da missão está dependente de três tecnologias cruciais: a primeira mantém o telescópio a apontar na direção precisa da estrela. A segunda separa a luz da estrela da luz refletida por eventuais planetas em órbita. A terceira substitui um único espelho do telescópio por milhares de espelhos em miniatura, ajustáveis de forma a focar a imagem.»

Chakrabarti refere-se ao controlo de atitude (atitude, não altitude), a um aparelho chamado coronógrafo e ao método designado por ótica adaptativa.

O controlo de atitude é uma técnica que permite manter o telescópio a funcionar em valores pré-definidos, sendo muito importante para a precisão e estabilidade absolutas em que deve funcionar, ou seja (e desculpem-me o francês), tudo au pintelhô.

O coronógrafo é um aparelho originalmente concebido para desviar a luz intensa do Sol, permitindo observar a luz da coroa solar. Se o telescópio fosse uma boina, o coronógrafo seria a aba para tapar o sol.

A ótica adaptativa utiliza sofisticados espelhos deformáveis controlados por computador, capazes de corrigir, em tempo real, qualquer tipo de distorção.

Atingir uma sinergia perfeita entre estas três técnicas é uma tarefa formidável que só foi conseguida em laboratórios terrestres e nunca foi tentada num telescópio espacial.

E é por essas e por outras que o Project Blue precisa de 50 milhões de dólares — cerca de 45,5 milhões de euros — para concretizar a missão. Afinal, trata-se de uma iniciativa privada, não-lucrativa, liderada por cientistas e os cientistas não são propriamente conhecidos por terem os bolsos cheios de dinheiro. De pedras, talvez, se foram geólogos.

É possível que a NASA alinhe em cobrir parte do investimento — essa esperança não se perdeu, até porque concretizar a missão implicaria desenvolvimentos técnicos de que a própria NASA poderia beneficiar num futuro próximo.

Há sempre milionários dispostos a financiar — Paul Allen, co-fundador da Microsoft, é um dos grandes financiadores do SETI, por exemplo. Há também uma campanha de crowdfunding em andamento. E várias formas para o cidadão comum contribuir com doações.

Metade dos 50 milhões é para suportar o desenvolvimento e teste de sistemas coronográficos. O resto é para hardware de voo, alugar espaço num foguetão e conduzir a missão. Os trabalhos para finalizar o design do telescópio começam já no próximo ano.

«Let’s see what’s out there»

Captain Kirk

O Project Blue é um consórcio formado por uma organização dedicada à investigação e exploração espacial, o Instituto BoldlyGo, e por outra organização não-lucrativa, Mission Centaur, cujo principal objetivo é precisamente encontrar e fotografar um planeta do tipo terrestre no sistema Alfa Centauri.

O nome BoldlyGo é uma homenagem aos episódios da série de ficção científica Star Trek emitidos em meados da década de 60. Sim, estes tipos são nerds e simpatizo já com eles só por isso. «To boldly go where no man has gone before» fazia parte do texto de introdução da série:

«Espaço: a última fronteira. Estas são as viagens da nave Enterprise. A sua missão de cinco anos. Explorar estranhos novos mundos. Procurar novas vidas e civilizações. Ir audaciosamente aonde nenhum homem jamais foi

Resistence is futile. Pois bem, traga-nos então a luz de uma nova Terra, capitão Kirk.