Os americanos têm a SOPA, nós temos o tacho. A pretexto do combate à pirataria e de uma «compensação» por direitos de autor, encontra-se em preparação um assalto aos nossos bolsos. Mais um.

Consumidores, comerciantes e artistas independentes terão de pagar uma taxa pornográfica aos amiguinhos da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) sempre que adquirirem dispositivos de armazenamento.

Dos telemóveis aos discos rígidos, nada escapará à ganância dos auto-proclamados representantes e defensores da Cultura.

Por que razão – ainda por cima em tempo de crise e dificuldades e sacrifícios – teremos de pagar os benefícios de uma pequena elite e dos seus protegidos? Por que razão teremos de pagar pelo direito de guardar o que é nosso? Quem é a SPA para meter o bedelho no que fazemos com as fotografias que tiramos e os filmes que fazemos?

Eles preparam-se para nos roubar com o pretexto de que somos todos potenciais ladrões.

Paulo Alexandrino

O Império dos Tachos, de Paulo Alexandrino

Chegou o momento de dizer aos políticos e aos senhores da SPA que os nossos bolsos, tal como a nossa paciência, têm limites. E se a força dos argumentos não é suficiente para combater a proposta de lei 118, então talvez a força dos números faça a diferença.

Foram os protestos na Internet que travaram o SOPA/PIPA, pelo menos por enquanto. Não seremos nós capazes de fazer o mesmo em relação ao projeto Tacho/118?

Não se limitem a fazer barulho nas redes sociais ou a esperar que os jornais falem do assunto, é preciso mostrar-lhes que estamos comprometidos. Se formos muitos milhares a assinar, os deputados terão de ter a nossa vontade em conta porque cada assinatura é um voto e o voto é um dos poucos meios de dissuasão que nos resta.

Não esperes que sejam os partidos na Assembleia a travar uma luta que defende exclusivamente os teus interesses. Tens de ser tu. Passa a palavra em todo o lado e assina a petição.

O artigo 24º da Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto (Exercício do Direito de Petição) estabelece que o Plenário é obrigado a aceitar e discutir os termos da petição caso esta seja subscrita por mais de 4000 cidadãos.
Já vamos em mais de duas mil assinaturas e podemos chegar lá. Escreve um post, divulga no Facebook, no Google+ e no Twitter; não assistas, impávido e sereno, ao assalto que está a ser preparado pelo consórcio Canavilhas/SPA.
Marco Santos

­ Marco Santos

Editor @Sapo. Blogger @Bitaites. Legendas @LegDivx. Pai em todo o lado. Queres contactar-me?