Quentin Tarantino es­tá na fa­se Victor Frankenstein: pe­ga num ca­dá­ver — o gé­ne­ro wes­tern, mor­to des­de que Eastwood re­a­li­zou «Unforgiven» em 1992 — e reanima-o.

Já o ti­nha fei­to com «Django Unchained», re­pe­tiu ago­ra o pro­ces­so com «The Hateful Eight». O Frankenstein ori­gi­nal usa­va o po­der da ele­tri­ci­da­de pa­ra re­a­ni­mar ca­dá­ve­res, Tarantino usa o po­der da vi­o­lên­cia, das pa­la­vras, do san­gue, do vó­mi­to ou da com­bi­na­ção de am­bos. No la­bo­ra­tó­rio de ci­ne­as­ta ma­lu­co que tem mon­ta­do na ca­be­ça, Tarantino con­ti­nua a fa­zer o que lhe dá na ga­na.

O oi­ta­vo fil­me de Tarantino glo­ri­fi­ca pro­mes­sas não con­cre­ti­za­das e brin­ca com as nos­sas ex­pec­ta­ti­vas — clás­si­co Tarantino, por­tan­to.

«The Hateful Eight» co­me­ça com lon­gos e be­lís­si­mos pla­nos das vas­ti­dões ge­la­das e ago­ra­fó­bi­cas de Wyoming — a ci­ne­ma­to­gra­fia de Robert Richardson e a mú­si­ca do «ve­lho­te» Ennio Morricone con­tri­bu­em mui­to pa­ra es­te me­mo­rá­vel iní­cio —, e aca­ba por enfiar-nos na ca­ba­na de uma es­ta­ção de di­li­gên­ci­as, um es­pa­ço tão claus­tro­fó­bi­co co­mo o es­con­de­ri­jo do gang de «Reservoir Dogs».

Tim Roth, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh

Tim Roth, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh

Os per­so­na­gens reúnem-se ali por­que es­ca­pa­ram à tem­pes­ta­de e ao frio, mas a pi­or tem­pes­ta­de es­tá a formar-se den­tro da ca­ba­na.

Não há me­lhor Tarantino do que aque­le que con­ce­be si­tu­a­ções sa­ben­do que pe­la na­tu­re­za das per­so­na­gens e su­as cir­cuns­tân­ci­as nós já es­ta­mos à es­pe­ra que al­go de ter­rí­vel ou vi­o­len­to acon­te­ça. Uma das ce­nas de «The Hateful Eight» — um «flash­back» — é Tarantino a ser Tarantino no me­lhor sen­ti­do pos­sí­vel, pois que eu sai­ba só ele é ca­paz de au­men­tar a ten­são a ní­veis es­tra­tos­fé­ri­cos usan­do ape­nas con­ver­sa de cir­cuns­tân­cia.

A cer­to mo­men­to da his­tó­ria, quan­do ain­da não te­mos a cer­te­za do que vai sair da­li, forma-se um mis­té­rio dig­no de uma Agatha Christie. Ter per­so­na­gens «odi­o­sas» a de­ci­frar um cri­me — con­fi­na­das a um es­pa­ço exí­guo e ar­ma­das até aos den­tes — pa­re­ce ser uma be­la si­tu­a­ção pa­ra Tarantino ex­plo­rar, mas ra­pi­da­men­te o mis­té­rio é des­ven­da­do e dei­xa de ter a im­por­tân­cia que jul­gá­va­mos.

O que tem im­por­tân­cia e o que tor­na es­te fil­me di­fe­ren­te de ou­tros de­le não são as re­vi­ra­vol­tas e a for­ma não-linear co­mo a his­tó­ria é con­ta­da, mas a re­so­lu­ção das ten­sões en­tre dois per­so­na­gens ide­o­lo­gi­ca­men­te an­ta­gó­ni­cos e que pen­sá­va­mos es­ta­rem des­ti­na­dos a matar-se um ao ou­tro. O con­fli­to é sa­na­do em po­ças de san­gue, co­mo se­ria de es­pe­rar, mas a ali­an­ça for­ja­da en­tre um ne­gro e um xe­ri­fe bran­co é ge­nui­na­men­te du­ra­dou­ra.

Isto não é ino­cen­te. Este é o fil­me mais sen­ti­men­tal e ide­a­lis­ta de Tarantino. E tam­bém o mais in­flu­en­ci­a­do por acon­te­ci­men­tos do mun­do re­al.

Samuel L. Jackson e Walton Goggins

Samuel L. Jackson e Walton Goggins

Provavelmente acha­rão es­tra­nho usar a pa­la­vra «sen­ti­men­tal» pa­ra de­fi­nir o es­ta­do de es­pí­ri­to de al­guém que co­lo­ca per­so­na­gens a vo­mi­tar san­gue de for­ma tão vis­ce­ral­men­te gros­sei­ra que lem­bra a rá­bu­la do se­nhor Creosote, o cli­en­te ri­co e ana­fa­do que se vo­mi­ta to­do no res­tau­ran­te de lu­xo do fil­me «O Sentido da Vida», dos Monty Python — têm ra­zão, mas há mais.

Sendo a ca­ba­na uma ób­via me­tá­fo­ra dos EUA e das ten­sões ide­o­ló­gi­cas e ra­ci­ais que cul­mi­na­ram na guer­ra ci­vil en­tre Norte e Sul e cu­jas re­per­cus­sões ain­da afe­tam o país, o fil­me ter­mi­na com uma no­ta de es­pe­ran­ça e um con­vi­te à re­con­ci­li­a­ção pou­co ha­bi­tu­al.

Não pos­so di­zer mais por cau­sa dos spoi­lers, mas é ób­vio que as re­cen­tes ten­sões ra­ci­ais mo­ti­va­das pe­la bru­ta­li­da­de da po­lí­cia nos Estados Unidos in­flu­en­ci­a­ram es­te des­fe­cho e mu­da­ram a ca­be­ça de Tarantino. Talvez a in­ten­ção ini­ci­al fos­se mes­mo a de mis­tu­rar wes­tern e mis­té­rio à Agatha Christie.

Tarantino numa manifestação em Nova Iorque contra a brutalidade policial.

Tarantino nu­ma ma­ni­fes­ta­ção em Nova Iorque con­tra a bru­ta­li­da­de po­li­ci­al, o que le­vou os sin­di­ca­tos da po­lí­cia a boi­co­tar «The Hateful Eight».

Eu sou um fã de Tarantino, mas ape­sar des­ta «di­fe­ren­ça» em re­la­ção a ou­tros fil­mes de­le, es­te não é um dos meus pre­fe­ri­dos. Porquê? Quatro ra­zões:

1

Não gos­to do uso da câ­ma­ra len­ta em al­gu­mas das ce­nas de ação, achei vi­su­al­men­te in­con­sis­ten­te com o res­to do fil­me e de­tes­tei o ar­ras­ta­men­to do som na fa­la dos ato­res — Tarantino é o úni­co que con­se­gue ser Sam Peckinpah, mas nem sem­pre re­sul­ta.

2

Se Tarantino pre­ci­sa mes­mo de fa­zer ex­plo­dir a ca­be­ça de al­guém, não o fa­ça co­mo se fos­se a tes­ta de um zom­bie — a Walking Dead o que é de Walking Dead.

3

E se te­mos mes­mo de ter vi­lões ab­so­lu­tos pa­ra os dis­tin­guir dos odi­o­sos que ado­ra­mos, não os re­crie co­mo uma ver­são em es­ti­lo wes­tern do ban­do de as­sas­si­nos mal­fei­to­res de «Kill Bill» — aca­ba por se tor­nar re­pe­ti­ti­vo e pre­vi­sí­vel, co­mo o sor­ri­so de Michael Madsen.

4

Tarantino é ex­ce­len­te pa­ra os ato­res — o me­lhor Samuel L. Jackson é o que usa os seus mo­nó­lo­gos —, mas ain­da es­tou pa­ra per­ce­ber o que fez Jennifer Jason Leigh de tão es­pe­ci­al pa­ra me­re­cer a no­me­a­ção pa­ra o Óscar — es­tá mui­to bem, cla­ro, mas nem ela nem o per­so­na­gem são me­mo­rá­veis. Quando não é um sa­co de pan­ca­da, tem o ros­to tão co­ber­to de san­gue que lem­bra em de­ma­sia a Carrie rai­vo­sa de Sissy Spacek do fil­me de Brian de Palma.

Mas o me­nos con­se­gui­do de­le con­ti­nua a ser pre­fe­rí­vel ao me­lhor de mui­tos ou­tros re­a­li­za­do­res, pe­lo que «The Hateful Eight» é um fil­me que to­dos os fãs de Tarantino não vão que­rer per­der.

Marco Santos

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